Luto

Relembre a trajetória de Pelé na Seleção Brasileira: gols, títulos e jogos

Até hoje, 'Rei do Futebol' foi o único jogador da história a conquistar três Copas do Mundo; veja os números do craque com a amarelinha

Thiago Madureira
postado em 29/12/2022 16:06 / atualizado em 29/12/2022 16:14
 (crédito:  Arquivo/Agencia O Globo)
(crédito: Arquivo/Agencia O Globo)

Pelé foi a melhor representação do que é a Seleção Brasileira: futebol vistoso, gols e muitos títulos. A história do mineiro de Três Corações pelo escrete canarinho começa e termina de forma exitosa.
Pela Seleção, Pelé marcou 77 gols em 92 partidas oficiais. A CBF contabiliza amistosos contra clubes e seleções estaduais, aumentando os números do 'Rei': 113 jogos (84 vitórias, 15 empates e 14 derrotas) e 95 gols.

Em Copas do Mundo, o craque comemorou 12 vezes (média de 0,85 gol por jogo) em 14 jogos. O 'Rei do Futebol' vestiu a camisa amarelinha de 1957 a 1971, com dez conquistas: três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970), duas Copas Roca (1957 e 1963), uma Taça do Atlântico (1960), três Taças Oswaldo Cruz (1958, 1962 e 1968) e uma Taça Bernardo O'Higgins (1959).

Estreia

Em 1957, aos 16 anos, o então jovem atacante do Santos foi convocado para disputar a Copa Roca, um tradicional torneio amistoso entre Brasil e Argentina, no Maracanã. Era a primeira vez dele com o escrete canarinho.

O técnico Sylvio Pirillo foi o responsável por oportunizar Pelé, que entrou em campo aos 20 minutos do segundo tempo. Bastaram apenas 11' em jogo para que a estrela do garoto brilhasse. Apesar do gol do mineiro, a Argentina venceu a partida por 2 a 1.

No segundo jogo da finalíssima, disputada três dias depois no Pacaembu, a Seleção Brasileira venceu a Argentina por 2 a 0, com mais um gol de Pelé, e se consagrou campeã da Copa Roca de 1957, o primeiro título do 'Rei do Futebol' pelo escrete canarinho.

Copa de 1958

Um ano depois, Pelé conquistou com a Seleção Brasileira a primeira Copa do Mundo. Embora com muitos craques (Didi, Pelé, Garrincha, Nilton Santos, Djalma Santos, Vavá), a equipe nacional carregava um peso simbólico: o complexo de vira-lata.

A expressão foi criada pelo cronista Nelson Rodrigues para designar uma posição de inferioridade em que o Brasil se colocou em face do resto do mundo. O termo tem origem após a derrota na final da Copa do Mundo de 1950 para o Uruguai, no Maracanã.

Foi Pelé e companhia que acabaram com esse vira-latismo. Aos 17 anos, o mineiro foi decisivo ao marcar seis gols na Copa da Suécia. Ele começou o Mundial no banco, mas ganhou a posição no terceiro jogo.

O craque mineiro marcou em todos os jogos eliminatórios daquela competição. Fez o gol solitário do 1 a 0 contra País de Gales, balançou as redes três vezes contra a França na goleada por 5 a 2 e marcou dois na vitória sobre a Suécia, por 5 a 2, na final da Copa.

Copa de 1962

Pelé e Garrincha eram as esperanças do Brasil para o bicampeonato mundial no Chile, em 1962. A campanha começou com o mineiro de Três Corações brilhando ao marcar um dos gols da vitória brasileira sobre o México, por 2 a 0.

Pelé jogou apenas 27 minutos da partida contra Tchecoslováquia. Em um lance, ele sentiu distensão do músculo adutor da coxa esquerda e não conseguiu se recuperar a tempo de voltar à competição.

Amarildo foi o substituto de Pelé e entrou bem. Ao todo, marcou três gols na Copa. Autor de quatro tentos e dribles geniais, Garrincha foi eleito o melhor jogador daquele Mundial. Vavá, Zito, Zagallo e Djalma Santos foram outros expoentes da conquista do segundo Mundial brasileiro.

Copa de 1970

A equipe brasileira que representou o Brasil na Copa do Mundo de 1970 é reconhecida até os dias de hoje como a melhor da história. E Pelé foi o símbolo principal de uma geração de craques (Carlos Alberto, Rivellino, Gérson, Jairzinho e Tostão, entre outros).

Antes da Copa do Mundo do México, Pelé já havia avisado que aquele seria o seu último Mundial. Embora com apenas 29 anos, ele era o único remanescente do time bicampeão mundial em 1958 e 1962.

O craque fez da sua despedida o que estava acostumado: gols e lances geniais. Pelé foi titular em todos os jogos da Seleção Brasileira, marcou quatro gols, contribuiu com seis assistências e foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo.

A Copa de 1970 também ficou marcada pelos lances geniais de Pelé. No jogo contra a Tchecoslováquia, na fase de grupos, ele arriscou um chute do meio-campo e por pouco não marcou um golaço.

Diante da Inglaterra (1 a 0), o 'Rei do Futebol' deu uma cabeçada para baixo, defendida de forma espetacular pelo goleiro Gordon Banks. No duelo contra o Uruguai (3 a 1), na semifinal, o craque aplicou um drible de corpo no goleiro Mazurkiewicz, mas errou a finalização. Essas jogadas são lembradas até hoje.

A despedida

Com apenas 31 anos, Pelé resolveu se despedir da Seleção Brasileira. Diante de um Maracanã lotado, com 138.575 pessoas, o Rei entrou em campo pela última vez em amistoso contra a Iugoslávia, no dia 18 de julho.

O jogo festivo terminou em um empate por 2 a 2. Pelé jogou bem, mas não balançou as redes. Gérson e Rivellino marcaram os tentos brasileiros. Dzajic e Jerkovic balançaram as redes para os iugoslavos.

Pelé deixou o campo e deu uma volta olímpica no Maracanã. Ele foi às lágrimas. Mesmo com 33 anos, preferiu não disputar a Copa do Mundo de 1974, na Alemanha. Sem Pelé, o Brasil só voltaria a conquistar um Mundial em 1994.

  • Copa do Mundo de Futebol de 1970 - México. Jogador da Seleção Brasileira de Futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, sorri e faz sinal de positivo com a mão durante desfile dos campeões na Avenida W3 Sul Arquivo CB/D.A Press
  • Jogadores da Seleção Brasileira de Futebol Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, e Zito durante a Copa do Mundo de Futebol de 1958 disputada na Suécia, imagem do livro Pelé Popperfoto/Getty Images
  • Jogador da Seleção Brasileira de Futebol Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, cumprimenta o Rei da Suécia, Gustav VI Adolf, durante a Copa do Mundo de Futebol de 1958 disputada na Suécia, imagem do livro Pelé Allsport/Hulton/Getty Images
  • Jogador da Seleção Brasileira de Futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, cumprimenta pessoas durante desfile dos campeões na Avenida W3 Sul Arquivo CB/D.A Press
  • COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DE 1958 - SUÉCIA. JOGADOR/COMISSÃO TÉCNICA. Jogadores da seleção brasileira, Orlando, Zito, Bellini, Nilton Santos, De Sordi e Gilmar, abaixados, Garrincha, Didi, Pele, Vava, Zagallo e Mario Americo Arquivo CB/D.A Press
  • Copa do Mundo de Futebol de 1970 - Mexico. Jogo. 09/06/1970 Jogador da seleção Brasileira, Pele, rodeado por pessoas no jogo entre Brasil e Inglaterra na Copa do Mundo de 1970 Arquivo/Agencia O Globo






Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação