HOMENAGEM

Pelé vira manchete em jornais de todo o mundo; veja as capas

Na Alemanha, o jornal 'Bild' levou o Rei do Futebol para a capa com a chamada "Pelé era melhor que Messi, Maradona e Ronaldo juntos"

Talita de Souza
postado em 29/12/2022 21:25 / atualizado em 29/12/2022 21:25
 (crédito: Bild/Reprodução)
(crédito: Bild/Reprodução)

A morte de Pelé nesta quinta-feira (29/12) ganhou destaque de cobertura internacional digna de um verdadeiro rei. Em todo o mundo, o craque, que tinha 8 anos, virou manchete — lugar de maior destaque em um site de um jornal — ou ocupou boa parte da primeira página dos portais de notícias. Da América Latina até a Alemanha, o Rei do Futebol foi coroado como o melhor do mundo e o orgulho do Brasil.

Na Argentina, em que Pelé foi tido como grande rival pela rixa que teve com o ídolo dos "hermanos", Diego Maradona, o atleta virou manchete ao ser reconhecido como “o Rei” pela imprensa que por vezes deu o título a Maradona.

O Clarín, um dos maiores jornais da Argentina, escreveu que Pelé é “um símbolo supremo do futebol espetáculo” e “um dos integrantes exclusivos do Olimpo do esporte mundial”. Na capa do jornal, eles escrevem que Pelé é “a primeira grande estrela mundial do futebol”.

O Clarín, um dos maiores jornais da Argentina, escreveu que Pelé é "um símbolo supremo do futebol espetáculo" e "um dos integrantes exclusivos do Olimpo do esporte mundial".
O Clarín, um dos maiores jornais da Argentina, escreveu que Pelé é "um símbolo supremo do futebol espetáculo" e "um dos integrantes exclusivos do Olimpo do esporte mundial". (foto: Clarin/Reprodução)

Nos EUA, Pelé estampa a manchete do The Times, onde é classificado como “jogador brasileiro que com habilidades graciosas e cheias de alegria fez dele sinônimo de um jogo bonito”. Ao lado, um artigo de um comentarista esportivo afirma que “houve uma vez que pensei que Messi era o melhor de todos os tempos, mas agora eu sei que é Pelé”.

Também na imprensa estadunidense Pelé é a segunda manchete do The New York Times, onde é creditado como “uma celebridade mundial que ajudou a difundir o futebol nos Estados Unidos”. O Rei também aparece na capa do The Washington Post, onde é chamado de “atleta mais celebrado do mundo”.

  • O Rei também aparece na capa do The Washington Post, onde é chamado de "atleta mais celebrado do mundo". The Washington Post/Reprodução
  • Pelé estampa a manchete do The Times, onde é classificado como "jogador brasileiro que com habilidades graciosas e cheias de alegria fez dele sinônimo de um jogo bonito" The Times/Reprodução
  • Pelé é a segunda manchete do The New York Times, onde é creditado como "uma celebridade mundial que ajudou a difundir o futebol nos Estados Unidos" The New York TImes/Reprodução

Na Espanha, Pelé é destaque exclusivo no topo da página do El País. "O Brasil chora por seu ídolo eterno”, diz o jornal. Já na França, Pelé foi tratado como “lenda do futebol mundial” na capa do Le Monde, onde também é apontado como o responsável em “transformar o futebol em arte”.

No Le Parisien, a notícia da morte do atleta é dividida com uma mensagem que Pelé enviou à Mbappé, craque do clube francês PSG, em que ele afirma que os dois são “terrivelmente parecidos”. “Antes de morrer, o rei Pelé designou seu príncipe, Kylian Mbappé”, diz a chamada.

Já no jornal esportivo Le’Équipe, Pelé é visto na manchete ao lado de um dos ídolos franceses Michael Platini, que concedeu uma declaração honrosa ao portal. “Pelé era todo o futebol”, diz.

A relevância do camisa 10 santista chegou até a Alemanha: o jornal Bild, um dos maiores do país, estreou uma nova manchete com quatro grandes chamadas com informações sobre o craque. “Pelé era melhor que Messi, Maradona e Ronaldo juntos”, afirma a chamada principal.

 "Pelé era melhor que Messi, Maradona e Ronaldo juntos", afirma a chamada principal do jornal Bild, da Alemanha
"Pelé era melhor que Messi, Maradona e Ronaldo juntos", afirma a chamada principal do jornal Bild, da Alemanha (foto: Bild/Reprodução)

No Reino Unido, nove jornais trarão o Rei nas primeiras páginas. “Imortal”, “O melhor”, “Vida Longa ao Rei”, “Descanse em paz o Rei” são algumas das manchetes. Confira:

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação