Enterro

Corpo de Pelé passou por processo de embalsamento para cerimônia

Saiba mais sobre a técnica que retirou o sangue do corpo de Pelé pela veia jugular antes do velório

Luísa Mariana Moura*
postado em 03/01/2023 14:10 / atualizado em 03/01/2023 14:14
 (crédito: Miguel Schincariol / AFP)
(crédito: Miguel Schincariol / AFP)

A morte do ex-jogador Pelé foi confirmada na quinta-feira (29/12), mas o velório, na Vila Belmiro, só se iniciou às 10h desta segunda-feira (2/1), quatro dias depois do falecimento do Rei do Futebol. O corpo passou por um processo de embalsamento, para que a cerimônia pudesse ser atrasada.

O objetivo do embalsamamento foi manter o corpo de Pelé preservado, com um processo chamado tanatopraxia, que faz o corpo resistir ao transporte e ao tempo. O processo é a injeção venosa de um líquido à base de formol, álcool, glicerina e outras substâncias, que expulsa do corpo o sangue através da veia jugular. 

São utilizadas técnicas de higienização, necromaquiagem e aplicação de produtos químicos, para que a decomposição natural do corpo seja retardada.

O preparo do corpo aconteceu no próprio Hospital Albert Einstein, hospital onde ele estava internado. O embalsamento permitiu também que o velório do Rei do Futebol acontecesse com o caixão aberto. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE