MARATONA

Maratona Brasília retorna às ruas da capital dia 21 de abril

Evento mais que especial é um presente para os candangos nos 63 anos da capital federal e do Correio. Saiba como participar

Victor Parrini
postado em 05/03/2023 03:55 / atualizado em 20/03/2023 21:49
Edição de 1994 da Maratona reuniu milhares de brasilienses nas ruas do centro da capital federal. Neste ano, o número está limitado a 2 mil corredores pelas pistas da cidade -  (crédito: Eraldo Peres/CB/D.A Press)
Edição de 1994 da Maratona reuniu milhares de brasilienses nas ruas do centro da capital federal. Neste ano, o número está limitado a 2 mil corredores pelas pistas da cidade - (crédito: Eraldo Peres/CB/D.A Press)

Uma maratona para matar a saudade. A tradicional prova de 42km, enfim, estará de volta ao calendário esportivo do Distrito Federal. No aniversário de 63 anos de Brasília e do Correio, em 21 de abril, os atletas da cidade serão presenteados com um evento mais que especial. Corredores de todas as regiões poderão transformar o ritmo de festa em passadas largas pelos principais pontos e monumentos da capital do país. Saiba como fazer a inscrição para a maratona neste link. 

A expectativa é de um 21 de abril diferente. Afinal, desde 1998 Brasília não abria as pistas para a Maratona. De lá para cá, a cidade recebeu revezamentos, provas mais curtas, que deixaram os corredores com um gosto de "quero mais". A espera, porém, está perto do fim. A largada acontecerá às 7h, no estacionamento do Complexo Cultural Funarte, no Eixo Monumental. Mas, o aquecimento começa meia hora antes.

O percurso da prova de 42km passará, pelos dois sentidos do Eixo Monumental, cruzará os Eixos Sul e Norte e voltará ao centro da capital no acesso à Igreja Rainha da Paz até terminar no estacionamento da Funarte. Tudo isso, seguindo as diretrizes da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A Maratona terá duração máxima de cinco horas.

Além da prova de 42km, os atletas poderão percorrer os trajetos de 10km e 5km pelas avenidas da capital. Nos percursos mais curtos, os corredores terão tempo limite de 1h30 a partir da largada. Ao todo, serão disponibilizadas 2 mil vagas para as três distâncias. As inscrições podem ser feitas no site centraldacorrida.com.br. O primeiro lote de vagas, disponível até 6 de abril, custa R$ 90. De 7 até 19 de abril, a taxa cobrada será de R$ 100. Conforme o estatuto, idosos pagam metade do valor. Assinantes do Correio têm 25% de desconto, limitados a 200 inscritos.

A idade mínima para participação na Maratona é de 20 anos, enquanto a exigência para as provas de 10km e 5km é de, pelo menos, 16 anos. Todos os inscritos terão direito a um Kit do Atleta, composto por Ecobag, camiseta promocional, número de peito, chip eletrônico, brindes diversos, além de uma medalha, que será entregue após a conclusão da prova.

Para o secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Julio Cesar Ribeiro, a Maratona vai embelezar o aniversário da cidade. "A iniciativa do Correio é muito importante. Costumo dizer que Brasília é a capital do esporte. Temos vôlei, basquete e futsal na primeira divisão. E as corridas de rua também fazem parte desse rol de esportes que engrandecem a cidade. A Maratona chega para reafirmar que o esporte precisa, sim, receber investimento", ressaltou.

Vice-presidente executivo do Correio, Guilherme Machado diz que o evento reforça o elo do jornal com a capital federal. "A Maratona Brasília sempre foi um marco no dia do aniversário da cidade e, neste ano, o Correio empreendeu esforços para voltar com esse evento tradicional, como um presente para Brasília e os brasilenses. O Correio nasceu no mesmo dia que a cidade. Então, queremos fazer desse evento uma grande festa em 21 de abril, com a participação dos corredores, amigos e famílias", disse.

Premiação

Além das medalhas para todos os corredores que completarem a prova no tempo limite, os primeiros, segundos e terceiros colocados - masculino, feminino e pessoas com deficiências, homens e mulheres, - receberão troféus. A Maratona Brasília 2023 tem o patrocínio do Atacadão Dia a Dia.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE