Fórmula 1

Entre charme e preocupação, GP de Mônaco abre calendário europeu da F1

Corrida no circuito de rua segue o cancelamento da etapa da Emília-Romanha, dando às equipes mais um tempo para aprimorar melhorias em uma prova difícil de ultrapassar

Paulo Martins*
postado em 26/05/2023 06:00
 (crédito: AFP)
(crédito: AFP)

Neste fim de semana, um dos traçados mais privilegiados do automobilismo mundial irá sentir toda a potência e velocidade com a sexta etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1. Entre sexta-feira (26/5) e domingo (28/5), o Grande Prêmio de Mônaco marca o início da temporada europeia da categoria, com o cancelamento do fim de semana de Ímola, por condições climáticas.

A pista urbana do principado ostenta um charme histórico, integrando a Tríplice Coroa do automobilismo, junto das 500 Milhas de Indianápolis e das 24 Horas de Le Mans. Entre o grid atual, há um nome que se aproxima do feito de Graham Hill. Fernando Alonso tem duas vitórias na etapa monegasca, em 2006 e 2007, e outras duas na francesa, em 2018 e 2019.

A Aston Martin, equipe do piloto espanhol, fez parte dos rumores da semana sem aceleração nos traçados do Velho Continente. A equipe inglesa estaria em conversas com a Honda, para ter os motores cedidos pela montadora japonesa, que deixará a Red Bull em 2026, quando será trocada pela Ford, com quem foi bicampeã nas últimas duas temporadas.

Um outro burburinho recente pelas internas da categoria é de uma ida de Lewis Hamilton para a Ferrari, cogitada há tempos e ainda mantida no campo dos boatos. Entre as vezes em que o assunto veio à tona, uma envolvia a troca do heptacampeão mundial pelo anfitrião da próxima corrida, Charles Leclerc.

Forte nas classificações, o dono do carro de número 16 mantém tal preocupação para este sábado (27/5). O motivo é simples: pela pouca largura nas paredes do traçado, com carros cada vez maiores considerando os últimos tempos — salvo em 2023, com uma redução e aprimoramento das partes do conjunto —, é sempre dificílimo ultrapassar em Mônaco, com a posição conseguida no dia anterior como fundamental para lograr um bom resultado, quase garantido.

Com isso, a luta pela pole position e pelos postos mais altos será o atrativo do final de semana, com estratégias diferentes podendo ser outro determinante final. Para aumentar mais o nível de dureza da etapa, apenas a sexta-feira de treinos livres (26/5) tem previsão de sol, com expectativa de chuva no classificatório e na corrida.

Apesar da prévia, os finais de semana do principado, nesta época do ano, contam com um clima sempre bipolar e inquieto, pela proximidade com o Mar Mediterrâneo e pelo relevo que facilita a chegada e a ida de nuvens a qualquer instante. Tal imprevisibilidade é o que torna esta etapa sempre encantadora. O GP de Mônaco terá transmissão da Band e do BandSports.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação