Libertadores

Confira do que seu time precisa para passar de grupo na Libertadores

Faltando duas rodadas para o fim da fase grupal, os sete clubes brasileiros participantes ainda não garantiram passagem, não restando nenhum invicto depois de quatro duelos

Paulo Martins*
postado em 26/05/2023 15:56
Mesmo se classificando com duas vitórias, Corinthians é o brasileiro com a vida mais complicada nas rodadas finais da fase de grupos, sendo o único fora dos classificados antes da quinta partida -  (crédito:  AFP)
Mesmo se classificando com duas vitórias, Corinthians é o brasileiro com a vida mais complicada nas rodadas finais da fase de grupos, sendo o único fora dos classificados antes da quinta partida - (crédito: AFP)

A dificuldade desta edição da Copa Libertadores se sente no aspecto matemático. Dos sete integrantes brasileiros da competição, nenhum está classificado ao mata-mata ao restar dois jogos, em um fato raro, tendo de somar pontos nos compromissos restantes para manter o sonho da Glória Eterna.

Como base de comparação, na edição 2022 dois times de oito possíveis (Palmeiras e Flamengo) conseguiram a passagem antecipada após quatro partidas, com o Atlético-MG conseguindo avançar uma data depois. Veja, agora, o que cada equipe necessita para ir às oitavas de final:

Flamengo: uma vitória e um empate

A situação rubro-negra se complicou além do esperado. Os cinco pontos conquistados até então são frutos de atuações abaixo do esperado na derrota para o Aucas, na estreia, além de unidades perdidas frente a Racing e Ñublense, todas fora de casa. A força do Maracanã será a energia para a classificação do Fla, apesar desta ser matematicamente impossível antes da última rodada.

Internacional: uma vitória

A invencibilidade colorada é a boa notícia para a situação de momento. Mesmo com Nacional do Uruguai e Independiente Medellín colados, a um ponto dos gaúchos, a ocasião pode propiciar o avanço. O que complica é o calendário, com a visita aos uruguaios na rodada seguinte e o fechamento em casa, onde não tem jogado com firmeza, diante dos colombianos. A matemática anima, o futebol apresentado, nem tanto.

Palmeiras: um empate

Brasileiro com a melhor situação entre os que disputam a fase de grupos, o alviverde teve no Bolívar uma grande surpresa, com quem tende a disputar a liderança do Grupo C e uma das melhores campanhas desta fase, como critério para mando de campo no mata-mata, na rodada final, em São Paulo. Também no Allianz Parque, o Palestra terá a primeira chance de garantir a passagem, frente ao Barcelona de Guayaquil.

Fluminense: um empate e combinação de resultados

O Tricolor, na melhor das hipóteses, também pode assegurar a classificação na quinta rodada, em um cenário bem palpável. Após perder a chance de ser o único garantido com três partidas antes, além da invencibilidade com 100% de aproveitamento, o Flu terá como oportunidade o jogo mais difícil do Grupo D, na visita ao River Plate, em Buenos Aires. A igualdade no placar e uma vitória do The Strongest em casa, sobre o Sporting Cristal, garante cariocas e bolivianos na próxima fase, com o time brasileiro como líder, além de derrubar os argentinos, um dos favoritos da competição.

Corinthians: uma vitória, um empate e combinação de resultados

A melhor situação corintiana depende do Liverpool uruguaio. O time de Montevidéu teria de bater o Argentinos Juniors fora de casa, além de perder na Neo Química Arena, na rodada final, contando com o triunfo do Alvinegro em Quito, contra o Independiente del Valle, fundamental para as pretensões dos brasileiros. Mesmo com um possível empate no Equador, há claras chances de classificação. Porém, a Fiel Torcida pode ter a certeza de avanço em dois triunfos, caso ocorram.

Athletico-PR e Atlético-MG: uma vitória e um empate

Os atleticanos que compartilham o Grupo G têm, curiosamente, uma mesma missão: vencer o Libertad e, no mínimo, empatar com o Alianza Lima. Caso seja cumprida desta maneira, o Furacão, líder por um ponto, passaria junto do Galo. Apesar disso, a proximidade e complexidade da divisão pode trazer emoções a todo instante com o alterar dos placares.

Os paranaenses recebem os paraguaios, batidos em grande virada na visita a Assunção, para, em seguida, fechar a fase contra os peruanos, em Curitiba, com quem empataram sem gols, na estreia. Para os mineiros, o confronto em Lima, contra o Alianza, será importante para posicionar bem o time frente à rodada final, quando vão ao Paraguai para encarar os algozes da estreia no Mineirão.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação