O raio caiu duas vezes no mesmo lugar e o Brasília perdeu mais uma para visitantes gaúchos pelo Novo Basquete Brasil (NBB), desta vez para o Caxias do Sul. A derrota deste sábado (11/11) por 69 x 77 foi a segunda consecutiva da equipe candanga, que caiu para 13º na tabela. O destaque e cestinha da partida foi Wesley Sena, com 20 pontos pelo lado vencedor. Pelos mandantes, Cooper contribuiu com 18 pontos, 9 assistências e 7 rebotes.
No final de semana anterior, o time brasiliense havia vencido o Pato fora de casa e voltou a ter uma campanha positiva na liga pela primeira vez em quatro anos, mas não conseguiu aproveitar a sequência jogando em casa e despencou na classificação. Agora a situação fica ainda mais complicada, pois o time embarca para o Rio de Janeiro, onde enfrenta Flamengo, Vasco e Botafogo.
“Agora é colocar a cabeça no lugar e descansar, porque não vamos ter muito tempo e já viajamos na segunda-feira para fazer três jogos difíceis no Rio de Janeiro. É concentração máxima, estudar nossos erros, principalmente na parte defensiva, e ir para cima”, disse Gui Bento.
Dificuldade na rotação
As equipes começaram a partida trocando cestas em sequência, sem nenhum lado conseguir abrir vantagem no placar. A diferença só passou de duas bolas já nos segundos finais, com Dalaqua. Vindo do banco, o armador entrou bem e fez 8 dos 17 pontos do Brasília no quarto inicial, que terminou 17 x 15 para o time da casa.
O equilíbrio persistiu no período seguinte, até Wesley Sena, um dos cestinhas da temporada, entrar no jogo. Depois de sair zerado nos dez minutos iniciais, o pivô fez 12 pontos e ajudou o Caxias a assumir a liderança por 37 a 34 antes do intervalo.
Sem Paulo Lourenço, poupado após sofrer uma lesão na perna contra o União Corinthians, o time candango precisou usar uma rotação curta e apenas sete jogadores entraram em quadra. Com problemas de falta e cansaço, o Brasília continuou atrás do placar até a reta final do último quarto.
Ainda assim, restando dois minutos no relógio e com a diferença só em quatro pontos, os donos da casa sonharam com a virada, mas Gabriel, ex-jogador do Brasília, e Kenny Dawkins mataram uma bola de três cada e sacramentaram o resultado. Sem tempo para mais nada, a partida acabou em 69 x 77 e vitória gaúcha.
Próximos jogos
Depois de fazer dois jogos em casa, o Brasília vai passar um período longe da Arena BRB Nilson Nelson e parte para uma bateria de partidas contra os cariocas. O primeiro compromisso é na terça-feira (14/11), contra o Botafogo, às 20h no Ginásio Oscar Zelaya, mas sem transmissão. Já o Caxias volta para o Sul e recebe o Mogi na quarta-feira (15/11), às 17h, no Sesi.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br