raio

Jogador morre atingido por raio na Indonésia; vídeo

Raio atinge em cheio um jogador durante amistoso na Indonésia

Raio atinge em cheio um jogador durante amistoso na Indonésia -  (crédito:  Monica)
Raio atinge em cheio um jogador durante amistoso na Indonésia - (crédito: Monica)
Jogada10
postado em 12/02/2024 10:40 / atualizado em 12/02/2024 10:46

O jogador de futebol Septain Raharja, do Subang, morreu após ser atingido em cheio por um raio durante amistoso contra o Bandung, no sábado (10/2). O público que estava no estádio Siliwangi, em Bandung, no oeste de Java, se impressionou com a cena.

“Quando o raio caiu, todos caíram imediatamente. Depois todos correram, mas Raharja não se levantou”, disse uma testemunha para jornalistas da mídia local.

 

Um vídeo mostra o momento exato em que o atleta, de 34 anos, recebeu a carga de eletricidade do raio no gramado. Logo em seguida, socorristas o levaram para o hospital, mas ele não resistiu. Nas imagens, um outro jogador cai no campo após a ocorrência. Entretanto, foi apenas pelo impacto, pois ele não sofreu lesões.

A esposa de Raharja, Dara, contou que o raio que matou o jogador foi o segundo em curto período.

“Houve um primeiro, mas atingiu apenas o solo. Depois de alguns segundos, o segundo atingiu-o”, lamentou Dara, ainda sob o impacto da perda do marido.

Esta é a segunda vez, em doze meses, que um jogador de futebol é atingido por um raio na Indonésia. Afinal, em 2023, um atleta de Bojonegoro  sofreu parada cardíaca ao receber a carga durante a Copa Soeratin Sub-13. Ele foi para o hospital e conseguiu se recuperar.

Casos em que raio causou morte no Brasil

No Brasil, já houve casos trágicos envolvendo raios durante jogos de futebol. Em dezembro de 2023, Caio Henrique de Lima Gonçalves, de 21 anos, defendia a União Jaiirense quando um raio caiu sobre ele durante partida da Copa do Sul do Paraná. O jogador morreu.

Em 2022, o árbitro Valdinar Rodrigues de Jesus, de 49 anos, morreu nas mesmas circunstâncias. Ele apitava um jogo da Copa Cidade Jatobá do Piauí, no município Capitão de Campos, quando um raio o atingiu.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br