Futebol feminino

Real Brasília supera o São Paulo no Defelê e entra no G-8

A equipe candanga chegou aos nove pontos na tabela com a segunda vitória no campeonato. Agora, missão será secar o Cruzeiro para manter a posição ao fim da rodada

Leoas do Planalto secam o Cruzeiro para ficarem na zona de classificação -  (crédito: Julio Cesar Silva/Real Brasília)
Leoas do Planalto secam o Cruzeiro para ficarem na zona de classificação - (crédito: Julio Cesar Silva/Real Brasília)

Pela primeira vez no ano, o Real Brasília sentiu o gosto do G-8 da Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino. Ontem, as Leoas do Planalto venceram o São Paulo, por 1 x 0, no Estádio Defelê, e pularam para o oitavo lugar. Essa foi a segunda vitória da equipe candanga na competição nacional. A posição será mantida caso o Cruzeiro perca o clássico contra o Atlético-MG, hoje, às 15h.

O primeiro tempo começou com uma boa distribuição de bola no campo. O São Paulo utilizou a precisão dos passes como vantagem, pois o Real vem cometendo erros nesse aspecto. No jogo contra o Cruzeiro, inclusive, levou um gol devido a um vacilo na saída da zaga. O time paulista avançou e as brasilienses tiveram que sustentar a pressão por boa parte dos primeiros 45 minutos.

Mas, no final da etapa, o cenário se inverteu. Aos 40 minutos, em cobrança de falta de Vivi Acosta, a bola foi cruzada para área, passou por todo mundo, a goleira Carlinha tentou sair, mas Petra Cabrera chegou antes e mandou a para dentro do gol. Essa foi a primeira vez que a venezuelana balançou as redes na temporada.

No retorno do intervalo, as tricolores batalharam atrás do empate. A equipe brasiliense ficou recolhida no campo. As Leoas tinham dificuldade em manter a bola quando conseguiam tomá-la. Logo aos 18 minutos, Mariana protagonizou o momento de maior perigo para o time paulista. Chutou uma bomba de longe, mas Dida pulou bem para espalmar. Mesmo com incansáveis tentativas adversárias, o Real conseguiu segurar o resultado.

O técnico Dedê Ramos, contou ao Correio, os aspectos que fizeram a equipe evoluir e conquistar melhores resultados nas últimas rodadas. "O que tem feito diferença nesse trabalho é o grupo. Elas sabem que todo mundo é importante", comentou. Para ele, colocar Petra Cabrera como volante poderia ser um sacrifício, mas o efeito foi contrário. "A Petra, que é uma zagueira, tem feito grandes jogos. Temos que enaltecê-la", completou.

O treinador também falou sobre o desfalque da volante Lorena Bedoya na equipe. A colombiana rompeu o LCA e vai ficar fora pelo resto da temporada. Para ele, no começo, colocar Petra Cabrera na posição de volante poderia ser um sacrifício, mas o efeito foi contrário. "A Petra, que é uma zagueira, tem feito grandes jogos. Temos que enaltecê-la pelo jogo [de hoje], não somente pelo gol, mas pegar o lugar da Lorena é muito difícil", completou Dedê.

Ficha técnica

Real Brasília 1 x 0 São Paulo

Cartões amarelos: Petra Cabrera, Robinha e Camilinha.

Gol: Petra Cabrera

Real Brasília: Dida; Maria Dias, Nayara, Luciana, Vivi Acosta; Keke, Petra, Gabi Huertas (Lady Andrade); Pitty, Ju Oliveira (Isabela Mello) e Maiara (Laine). Técnico: Dedê Ramos.

São Paulo: Carlinha; Letícia Alves, Kaká (Jessica Soares), Mimi, Bia Menezes; Robinha (Vivian), Aline (Camilinha), Rafa Mineira; Dudinha (Duda Serrana), Mariana Santos e Ariel Godoi (Laryh). Técnico: Thiago Viana.

*Estagiária sob a supervisão de Danilo Queiroz

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 20/04/2024 17:51 / atualizado em 20/04/2024 20:03
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação