vini jr

Vini Jr vira nome de lei que pode interromper partidas

Vinicius Jr se transformou em um símbolo na luta contra atos discriminatórios

Vinicius Jr se transformou em um símbolo na luta contra atos discriminatórios -  (crédito: Foto: Divulgação/CBF)
Vinicius Jr se transformou em um símbolo na luta contra atos discriminatórios - (crédito: Foto: Divulgação/CBF)

O atacante Vini Jr, do Real Madrid e da Seleção Brasileira, ganhou uma homenagem em forma de lei no Rio Grande do Sul. Eduardo Leite, governador do estado, sancionou uma norma nesta segunda-feira que estabelece um protocolo para interromper partidas esportivas em casos de racismo e homofobia.

A lei foi votada no dia 10 de junho, um dia após as condenações na Justiça da Espanha aos envolvidos nos atos racistas contra o jogador em uma partida diante do Valencia, em maio de 2023. A escolha pelo nome é um reconhecimento à mobilização de Vini para coibir ações preconceituosas de diferentes tipos.

Válida em todo o Rio Grande do Sul, a lei estabelece três níveis de decisões para os árbitros em caso de racismo ou homofobia:

– Interromper a partida até o fim da conduta discriminatória;
– Se a conduta se repetir, interromper a partida por 10 minutos e determinar a saída dos atletas do local, como o gramado ou a quadra;
– Se a conduta persistir ou se repetir, encerrar a partida.

O protocolo acrescenta ainda que os organizadores devem informar a ocorrência para a polícia e para os torcedores presentes, no sistema de som dos locais. Caso o ato ocorra antes da bola rolar, o árbitro pode cancelar a partida.

 

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Jogada10
postado em 08/07/2024 19:30
x