Basquete

NBB: Brasília Basquete tenta estrear em casa com vitória após cinco anos

Derrotado no Nilson Nelson nas últimas quatro temporadas, alien do DF busca abrir campanha no Novo Basquete Brasil com triunfo diante da própria torcida contra o São José

A chegada da quarta rodada do Novo Basquete Brasil (NBB) traz consigo uma marca negativa a ser quebrada pelo Brasília Basquete. A partida marcada para às 20h desta quarta-feira (23/10), entre o time candango e o São José, no Nilson Nelson, sem transmissão de imagem, poderá sacramentar a primeira vitória da equipe azul do DF em estreias no torneio diante da própria torcida desde 2019. 

Lá se vão cinco anos desde que o Brasília foi vitorioso em um cenário do tipo. Na temporada 2019/2020, o triunfo veio diante do Botafogo. Logo na primeira rodada, vitória por 78 x 63. Os quatro anos seguintes apresentaram reveses distintos, segundo levantamento do Correio Braziliense.

Em 2020/2021, derrota para o Paulistano, por 73 x 57. Nas duas temporadas seguintes, acabou vítima do Pinheiros: 93 x 92, e 71 x 68, respectivamente. Em 2023/2024, o algoz foi o Corinthians. O êxito veio com placar de 84 x 72. 

A esperança do Brasília por quebrar a marca negativa passar pela remodelação do elenco. A dupla de estrangeiros composta pelo ala/armador estadunidense Anton Cook e pelo ala/pivô bahamense David Nesbitt é a que mais chama a atenção. Vindos do Cerrado, Daniel Von Haydin e Gui Santos também chegaram para somar.

O próprio bahamense, inclusive, já se destaca. É ele o dono da quinta melhor média de pontos no torneio, com 17,7 pontos por partida. Números como esse permitiram a equipe azul somar boas performances. Entretanto, não o suficiente para evitar começo de temporada complicado. Nas três primeiras apresentações, foram três derrotas: 74 x 66 diante do Minas; 93 x 91 contra o Bauru; e 79 x 74 ante o Franca. 

O São José, em contrapartida, é outro derrotado em todas as partidas da temporada até aqui. A equipe do interior paulista acabou derrotado pelo trio carioca: Botafogo, Vasco e Flamengo. Portanto, mais uma oportunidade a ser levada em consideração pelo Brasília na busca pela vitória.  

 

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Mais Lidas