Enem

Em live do Correio, estudantes recebem dicas de professores para o Enem

Em bate-papo descontraído, eles responderam perguntas dos estudantes e trouxeram questões típicas do Enem para comentar durante a transmissão

Luana Patriolino
postado em 15/01/2021 00:14 / atualizado em 15/01/2021 00:14
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes que vão realizar a prova no próximo domingo puderam acompanhar uma live com professores de disciplinas de humanas, exatas e redação. O encontro on-line ocorreu ontem por meio de uma série de ações do Correio em parceria com o Centro Educacional Sigma.

Com dicas valiosas e orientações sobre como se planejar nessa etapa final dos estudos, os professores fizeram um bate-papo descontraído, responderam perguntas dos estudantes e trouxeram questões típicas do Enem para comentar durante a transmissão.

Questionada sobre como manter o foco nos dias finais da preparação do exame, a professora de química Juliana Gaspar destacou que os candidatos devem se concentrar na resolução de exercícios dos conteúdos que caíram em provas anteriores e, principalmente, cuidar da saúde física e mental. “O aluno tem que chegar bem para fazer a prova. Tanto fisicamente quanto psicologicamente porque a tranquilidade é o diferencial”, ressaltou Gaspar.

Na avaliação do professor de geografia Robson Caetano, o momento deve ser leve e livre de pressões. “Eles devem pensar que o mais difícil foi chegar até aqui. Temos que desmistificar o peso dessa prova. Esse é um ano atípico para toda uma geração e o estresse é muito grande”.

O professor Eli Carlos tranquilizou os que vão fazer a prova. Para o pedagogo, é importante treino e simplicidade (com coerência). “Existe um mito de que a pessoa tem que escrever muito. Isso é parcialmente verdadeiro”, disse. “É necessário produzir. Porque é aí que o professor vai poder identificar os problemas e alternativas para aprimorar o texto”.

Os professores também comentaram sobre questões de exames anteriores, possíveis temas da redação e regras do Enem. A transmissão está disponível no site especial do projeto e nas redes sociais do Correio.

Sobre o Enem

Depois de adiamentos e debates sobre a realização do Enem durante a pandemia, a prova impressa está mantida para os próximos dois domingos. No primeiro dia do Enem, no domingo (17/1), serão aplicadas 45 questões objetivas de linguagens e códigos e 45 de ciências humanas e a redação. No segundo dia do exame, em 24 de janeiro, a prova contará com 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação