Passaporte da vacina

Covid-19: UnB aprova a exigência de comprovante de vacinação nos campi

Decisão foi tomada pelo conselho administrativo da instituição e tem como objetivo contribuir para aumentar a cobertura vacinal no país

Renata Nagashima
postado em 27/01/2022 11:38 / atualizado em 27/01/2022 11:40
 (crédito: Ascom UnB)
(crédito: Ascom UnB)

Devido à alta de casos de covid-19 no Distrito Federal e ao grande número de pacientes não vacinados ou com o esquema vacinal incompleto hospitalizados, a Universidade de Brasília (UnB) aprovou a ampliação da exigência do comprovante de vacinação completo para acessar as dependências da instituição.

Com base nos dados epidemiológicos e na situação da pandemia, nós temos responsabilidades perante a sociedade e precisamos aumentar a cobertura vacinal. Então, em função dessa situação, da Ômicron, que é uma variante muito mais transmissível, e de uma cobertura vacinal de dose de reforço ainda baixa no país e no DF, a proposta de ampliarmos a cobrança do comprovante de vacinação nas demais edificações da universidade foi aprovada praticamente por unanimidade”, disse Márcia Abrahão Moura, reitora da UnB.

A decisão foi tomada em uma reunião on-line com a presença dos diretores das unidades acadêmicas e de centros, na última segunda-feira (24/1), mas só foi anunciada nesta quinta-feira (27/1) pelo Conselho de Administração (CAD) da UnB.

Até então, a apresentação do cartão de vacina completo era exigida somente nas entradas da Biblioteca Central (BCE) e do Restaurante Universitário (RU), localizados no campus Darcy Ribeiro.

Início das aulas

O segundo semestre letivo de 2021 teve início na segunda-feira (17/1) na universidade. Na reunião on-line que abordou a ampliação da exigência do cartão de vacina, os diretores contaram um pouco de como foi a primeira semana de aulas na UnB, nos cursos presenciais – na Faculdade UnB Ceilândia, na Faculdade de Tecnologia e na Faculdade de Ciências da Saúde, por exemplo – e nas unidades que adiaram o retorno das atividades presenciais, como a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária e a Faculdade de Direito.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação