Ensino

Inscrições: UnB vai contratar professores estrangeiros e visitantes

Cerca de 40 vagas estão disponíveis para professores visitantes e estrangeiros. Inscrições podem ser realizadas até 31 de agosto

Rafaela Martins
postado em 14/03/2022 16:35
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Estão abertas inscrições para contratação temporária de 40 professores visitantes ou professores pesquisadores estrangeiros na Universidade de Brasília (UnB). O edital pretende selecionar profissionais qualificados com objetivo de realizar intercâmbio científico, tecnológico e inovação a serem desenvolvidos com grupos da universidade.

Serão ofertadas vagas para atuação nos programas de pós-graduação stricto sensu, sendo 30 para ampla concorrência, oito para candidatos negros e duas para pessoas com deficiência. O regime de trabalho é de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva. A remuneração é de R$ 16,5 mil e as inscrições podem ser realizadas até 31 de agosto de 2022 por meio do site.

Para se candidatar, é necessário ser portador do título de doutor há, no mínimo, cinco anos, ser docente ou pesquisador de competência reconhecida em sua área de atuação, ter experiência em pesquisa, além de produção científica relevante nos últimos cinco anos.

“É mais uma estratégia para fortalecer a nossa internacionalização. Vejo como uma oportunidade de compartilhar conhecimento, modernizar práticas e currículos, além de conseguirmos pensar conjuntamente soluções para problemas globais”, comentou o vice-reitor da UnB, Enrique Huelva.

A seleção pretende fortalecer a internacionalização da pós-graduação, apoiar as unidades acadêmicas e projetos estratégicos de desenvolvimento institucional, e contribuir com projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Para o decano da Pós-Graduação, Lucio Rennó, o edital está em consonância com o Plano de Internacionalização. "Permite criar vínculos mais perenes entre a UnB e profissionais com carreiras internacionais, ao atrair quadros que queiram construir suas carreiras ou parte delas na UnB”, falou.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação