Educação

Escola de Brazlândia adota modelo de gestão compartilhada; total chega a 16

Decisão partiu de assembleia realizada com pais e responsáveis de alunos, professores e servidores, que decidiram pela gestão compartilhada como modelo de administração

Correio Braziliense
postado em 25/04/2022 17:09 / atualizado em 25/04/2022 17:10
No total, o DF conta com 16 escolas com gestão compartilhada -  (crédito:  PAULO H CARVALHO)
No total, o DF conta com 16 escolas com gestão compartilhada - (crédito: PAULO H CARVALHO)

O Centro Educacional 2 de Brazlândia é a 16ª escola a adotar o modelo de gestão compartilhada. A decisão partiu em assembleia realizada com pais e responsáveis de alunos, professores e servidores e teve um placar de 98 votos a favor e 57 contra.

A possibilidade de escolher o modelo de gestão compartilhada na escola partiu das mães e pais dos alunos do turno vespertino, em 18 de fevereiro, durante uma reunião com o corpo docente. O coronel Alexandre Ferro, subsecretário de Escolas de Gestão Compartilhada, afirmou que a gestão será implantada em um período que deve variar de três a seis meses.

Por cerca de duas horas, gestores e pais discutiram sobre a adoção ou não do modelo. Diretora da instituição, Mirian Kátia Correa esclareceu que a escola não apresentou casos de violência na volta às aulas presenciais e lembrou que a instituição atingiu nota 5 na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede os conhecimentos dos alunos em português e matemática.


Escola cívico-militares


O projeto de escolas cívico-militares foi inaugurado em fevereiro de 2019 e implantado, até agora, em 15 unidades de ensino do DF. Mais de 15 mil alunos da rede pública de ensino estudam nas escolas com gestão compartilhada. “O modelo é levado quando a escola decide o que quer. É feita uma audiência pública e votam pais, responsáveis, alunos com mais de 16 anos e servidores, entre eles, terceirizados”, explicou o coronel.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação