Polêmica no BBB

Entidades estudantis rebatem Nego Di do BBB, que chamou estudantes de vagabundos

UNE e Ubes se manifestaram após o comediante afirmar que Lucas Penteado fez revolução para defender "vagabundo". Lucas liderou ocupação de escolas em 2016, lutando contra o fechamento de colégios

João Carlos Magalhães*
postado em 03/02/2021 17:48 / atualizado em 03/02/2021 18:01
O participante do BBB Lucas Penteado foi líder estudantil em movimento contra o fechamento de escolas -  (crédito: João Cotta/Globo)
O participante do BBB Lucas Penteado foi líder estudantil em movimento contra o fechamento de escolas - (crédito: João Cotta/Globo)

Na noite de terça-feira (2/2), um desentendimento entre o cantor e ator Lucas Penteado e o comediante Nego Di, ambos participantes do reality show Big Brother Brasil, causou polêmica dentro da comunidade estudantil.

Entre palavrões, Lucas Penteado disse: "Você que decide a revolução que cada um faz, né?”. O comediante retrucou: "Que revolução você faz defendendo vagabundo?”. A fala de Nego Di foi interpretada como desrespeitosa, uma vez que Lucas Penteado foi um dos líderes do movimento que ocupou escolas secundaristas em todo o Brasil reivindicando que as instituições não fossem fechadas, em 2015 e em 2016.




Na época, Lucas Penteado estudou na Escola Estadual Caetano de Campos, em São Paulo, e a ocupação liderada por ele ficou dois meses dentro do colégio. “A luta contra a reorganização estudantil fez com que eu ficasse dois meses sem voltar para casa”, disse em entrevista à Agência Brasil, em 2016.

Os estudantes buscavam evitar o fechamento de 93 escolas em São Paulo e outras no Rio de Janeiro e em Goiás. O governo voltou atrás e reviu a política instaurada após as manifestações. 

O perfil oficial de Lucas Penteado se manifestou após a discussão lembrando os movimentos de que o cantor fez parte. Confira:


 

Após a discussão no reality, a União Nacional dos Estudantes (UNE) se manifestou nas redes sociais. A entidade afirmou que chamar estudantes de “vagabundos” não é retórica nova. “A narrativa de chamar os estudantes e militantes de 'vagabundos' não é de hoje. Porém, somos maiores, somos milhões e mais fortes.”

“Em 2015, Lucas Penteado esteve presente e foi uma das lideranças das escolas secundaristas que foram ocupadas no Brasil inteiro e sabe o que esses estudantes queriam? Apenas que a escola não fechasse. Eram estudantes lutando pelo direito de estudar”, postou a UNE. A entidade também pediu respeito pela história de luta estudantil.

 


Iago Montalvão, presidente da UNE, defendeu a militância de Lucas Penteado e reprovou a atitude de Nego Di.

 


Rozana Barroso, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), também se manifestou sobre o assunto pelo Twitter e esclareceu que a suposta "vagabundagem" do movimento estudantil defende pautas como a distribuição de marmita e apostilas de estudo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de chips com internet para estudantes durante a pandemia.

A Ubes explica que o propósito da luta dos estudantes é defender escolas e os direitos dos estudantes. "Não é coisa de 'vagabundo'! É coisa de quem acredita no poder da educação pública para transformar o Brasil em um lugar melhor para o nosso povo. Se isso é vagabundagem, seguiremos de punhos erguidos!”, informou a Ubes.

A publicação também lembrou do tamanho da comunidade estudantil. “Esses ‘vagabundos’ são os mais de 40 milhões de estudantes secundaristas brasileiros, porque são eles que essa luta citada por Nego Di representa, são eles que a Ubes representa.”

 



 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por UBES (@ubesoficial)



Leci Brandão, deputada estadual por São Paulo, respondeu às ofensas de Nego Di. “Eu também defendo os estudantes. Estudantes não são vagabundos”, escreveu.




O influenciador Felipe Neto avaliou a fala do comediante no Twitter como "nefasta":




Quem também se manifestou foi Tati Nefertari, da organização Ujima Povo Preto. Ela usou fotos para lembrar a luta de Lucas Penteado.




Um vídeo com 1 milhão de visualizações no Twitter mostra Lucas Penteado rimando sobre o tema educação. Assista:



*Estagiário sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação