Educação

Mais de 3 mil municípios não devem retomar aulas presenciais em 2020

Pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) apontou que 82,1% das prefeituras consultadas não acreditam ser possível retomar a educação presencial e apostam no ensino remoto

Renata Rios
postado em 15/10/2020 13:34
 (crédito: Sandy James/Esp.DP/Diário de Pernambuco )
(crédito: Sandy James/Esp.DP/Diário de Pernambuco )

A pandemia impôs às escolas a adoção de um novo modelo de ensino. Apesar de alguns locais já estarem pensando na reabertura das redes de ensino, uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) apontou que 82,1% (3.275) das prefeituras consultadas não acreditam ser possível retomar a educação presencial ainda neste ano. A pesquisa escutou gestores locais de 3.988 municípios, o que representa 71,6% do total.

Ainda segundo as informações levantadas, 3.887 (97,5%) do total de municípios pesquisados têm garantido o ensino por meio de atividades pedagógicas não presenciais. Quanto a previsão de retorno, 3.742 municípios informaram não ter data definida para o retorno presencial.

Em relação ao plano de contingência necessário para a retomada, que precisa ser articulado entre as áreas da saúde e da educação, 2.811 gestores municipais afirmam que têm os planos de retorno prontos ou em elaboração. O modelo de ensino híbrido é o mais citado, representando 78,2% do total. O retorno gradual das aulas presenciais ficou com 74,7% das intenções e um sistema de rodízio para facilitar o distanciamento social com 70,5%.

"Não se pode esquecer que há, até este momento, mais incertezas do que respostas ou soluções e a realidade tem exigido planejamento sério e articulado e uma forte capacidade de adaptação dos gestores, que estão pautando suas decisões de forma responsável para garantir a continuidade do processo educacional com segurança e qualidade.", disse o presidente da CNM em nota divulgada pela instituição.

Os custos para a retomada são outro ponto destacado. Apenas os equipamentos de proteção individual — incluindo rede municipal e estadual de ensino de todo país — custariam cerca de R$ 3,2 bilhões. Do valor total R$ 1,8 bilhões seriam referentes apenas a rede municipal de ensino. Vale pontuar que além dos EPIs será preciso outros diversos investimentos necessários para reabertura das escolas, como adaptação das infraestruturas e compra de materiais de limpeza e higiene.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação