Fundeb

Deputado Bacelar articula com senadores para evitar mudanças no Fundeb

Parlamentar do Podemos (BA) se reuniu em Comissão Especial para reverter modificações na matéria, que incluem a transferência de recursos para igrejas

EuEstudante
postado em 14/12/2020 14:01 / atualizado em 14/12/2020 14:39
 (crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)
(crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

Na manhã desta segunda-feira (14), o deputado federal Bacelar (Podemos-BA) se reuniu com membros de Comissão Especial para tentar reverter, no Senado, as mudanças aprovadas na votação da Câmara dos Deputados do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A previsão é de que a matéria seja votada no Senado nesta terça (15).

Na última quinta-feira (10), o texto, apresentado pelo deputado Felipe Rigoni (PSB-ES), foi aprovado pela Câmara dos Deputados. A intenção do deputado Bacelar é procurar os senadores de cada estado para que a regulamentação do Fundeb seja votada sem destaques e emendas.


Mudanças feitas na votação na Câmara

Entre as mudanças no relatório, está a transferência de recursos da escola pública para as escolas confessionais, ligadas a igrejas, ou filantrópicas. Com isso, cerca de R$ 3,4 bilhões deixariam de ser repassados para as escolas públicas.

Em conta pessoal no Twitter, Bacelar classificou alguns pontos como as “principais derrotas para a educação pública”: a privatização da educação técnica e profissional (Sistema S); a privatização por convênios irrestritos na educação infantil (creche e pré-escola) e na educação especial; e a privatização de 10% das vagas do ensino fundamental e médio.

Outro aspecto abordado pelo parlamentar é que as instituições conveniadas poderão garantir mais 30% do custo do aluno do Fundeb para ofertar atividades extracurriculares aos estudantes das escolas públicas. Por fim, ele cita a desvalorização profissional dos professores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação