volta às aulas

Comprar material escolar on-line é seguro?

Especialista explica como se proteger de golpes e garantir melhores preços de materiais escolares para a volta às aulas

EuEstudante
postado em 10/01/2022 17:24 / atualizado em 10/01/2022 17:37
 (crédito: Christina Morillo / Pexels)
(crédito: Christina Morillo / Pexels)

No último bimestre de 2021, o varejo on-line faturou mais de R 46,4 bilhões e totalizou 101 milhões de pedidos, uma alta de 19,8% em comparação com o ano anterior, segundo dados da Neotrust. Pais podem aderir ao método on-line de compras também para materiais escolares, mas será que é vantajoso?

Pensando nisso, Felipe Piris, líder do app Confi, que monitora as vendas reais do comércio eletrônico para proporcionar a lojistas e consumidores maior confiança no varejo digital, dá dicas para quem deseja adquirir itens escolares com segurança e sem sair de casa.

1- Verifique a confiabilidade do site

Na hora de comprar materiais para a volta às aulas, é importante estar atento à confiabilidade dos sites. Piris explica que o consumidor precisa observar alguns sinais para não cair em golpes, como preços chamativos bem abaixo da média e promoções com descontos excessivos. “Uma das principais formas de se prevenir é averiguar a reputação da loja virtual por meio de buscas na internet, analisar a avaliação de compradores e verificar se o site possui certificados de criptografia, que garantem a proteção de dados e a segurança de acesso”, explica.

2- Pesquise e compare preços

Piris conta que para obter vantagens durante as compras on-line, é fundamental pesquisar bastante e principalmente comparar os preços entre as lojas virtuais. “O comprador deve observar as variações de valores dos materiais escolares, que podem ser expressivos. Por isso, é recomendado a elaboração de um planejamento de compras, visando aproveitar as melhores ofertas e economizar ao máximo”, afirma.

3- Atente-se às datas de entrega

Um ponto importante para as compras de material escolar on-line é se atentar aos prazos de entrega. Felipe Piris afirma que os pais precisam verificar os preços e melhores condições de aquisição, além da logística de envio e da data para recebimento dos itens, que também devem ser levados em consideração. “Para evitar frustração com atrasos, é indicado realizar a compra de forma antecipada, atentando-se ao prazo estimado pela loja virtual”, orienta.

4- Proteja seus dados

Dispor de ferramentas pensadas para a segurança do usuário durante as compras on-line ajuda a garantir mais confiança na relação entre consumidores e lojas digitais. O especialista aponta que o app Confi é um ótimo exemplo disso, pois o aplicativo assegura maior proteção de dados, por meio do monitoramento de CPFs, e identifica ações fraudulentas. “O app emite notificações em tempo real para preservar o usuário de golpes e compras indevidas em seu nome. Além disso, a plataforma conta com mais de 3 mil lojas certificadas e com selo de confiança para que o comprador possa adquirir seus produtos escolares com suporte e tranquilidade”, finaliza.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação