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Tecnologia: mudanças que ocorreram na pandemia vieram para ficar

Novidades na tecnologia que chegaram durante a pandemia de covid-19 podem ajudar no processo de aprendizagem

Naum Giló
postado em 29/10/2022 06:01
 (crédito:  )
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Uma das áreas mais impactadas pela pandemia de covid-19 foi a educação. As ferramentas tecnológicas se tornaram fundamentais para que alunos de todos os níveis de escolaridade continuassem suas rotinas de estudos, ainda que com adaptações. Com a retomada das atividades presenciais, estudantes e professores retornaram à sala de aula, mas a experiência do isolamento social reforçou um ensinamento importante: a tecnologia pode ser uma grande aliada da educação.

O coordenador de informática do Colégio Mackenzie de Brasília, Janerson Borges, relata que a pandemia mostrou aos professores o potencial das ferramentas virtuais e como elas podem ser trabalhadas. "Muitos deixaram o estigma de que a tecnologia é difícil", conta. Ele também explica que a tecnologia tem servido como forma de mensurar o aprendizado dos alunos. "O professor lança alguma atividade na plataforma e rapidamente consegue averiguar o nível de conhecimento dos discentes", detalha.

Em 2020, a plataforma Moodle se tornou a principal ferramenta para o novo formato de aulas no Mackenzie. Após a oferta de treinamentos a professores e equipes técnicas, outras ferramentas como Teams, Google Meet e BigBlueButton (BBB) foram inseridas aos poucos. Treinamentos e aquisição de equipamentos adquiridos marcaram o retorno no regime híbrido. As aulas passaram a ser dadas em sala para os estudantes que optaram pelo presencial e transmitidas, ao vivo, para os que escolheram o formato remoto.

Para além dos ajustes necessários durante o período de crise sanitária, a escola tem tradição no ensino de robótica. A oportunidade de se aprofundar na área ocorre após o 5º ano, pela Robótica Educacional. O estudante do 8º ano Rafael Barreiros de Resende, 13 anos, participa do projeto e estuda robótica desde o 3º ano. "A robótica vai me ajudar muito no futuro, porque abre caminhos para diversas oportunidades de trabalho com assuntos que venho aprendendo desde pequeno", afirma.

O professor de robótica educacional da instituição, Mauro Azevedo Viana, esclarece que a disciplina é a oportunidade de aplicar na prática o que é aprendido em sala de aula. "Trazemos para eles alguns conceitos de física e engenharia para que possam desenvolver melhor as matérias voltadas à área das exatas e aplicar conceitos aprendidos em sala de aula na prática, como polia, engrenagem, alavanca e lógica de programação."

Professores

Tatiana Barreiros de Resende, mãe de Rafael, acredita que a tecnologia é uma forte aliada da educação, mas que não deve substituir a figura do professor. Ela relata que a robótica foi uma porta de entrada para que o filho se interessasse por outras áreas da tecnologia. "Isso ajuda nas aulas de matemática e, futuramente, nas aulas de física."

O professor da Faculdade Mackenzie e especialista em direito digital Ronaldo Bach diz que os benefícios da tecnologia para a educação são múltiplos. "A partir do momento que se dispõe de internet e equipamentos adequados, pode-se interagir com especialistas sobre os temas a serem tratados em classe, além da possibilidade de visitas virtuais e o uso de ferramentas para fixação de conteúdos", diz Bach, que concorda com a mãe de Rafael: "Entendo que a tecnologia auxilia, mas não substitui a figura do professor presencial e a salutar interação presencial entre os alunos da educação básica".

 


TODOS CONECTADOS

Conheça diferentes tipos de ferramentas digitais para facilitar o trabalho do professor e melhorar a experiência do aluno:

Objetos digitais de aprendizagem

São recursos que apoiam a prática pedagógica dentro e fora de sala de aula, como jogos, animações, simuladores e videoaulas.

Plataformas

São ambientes on-line de ensino e aprendizagem, que facilitam a troca de informações e o acompanhamento do percurso pedagógico de cada aluno.

Ferramentas de gestão

Auxiliam na organização dentro e fora de sala de aula, permitindo que gestores e professores automatizem procedimentos e gastem menos tempo com tarefas burocráticas. 

Ambientes virtuais imersivos

As tecnologias imersivas aumentam o envolvimento dos alunos e criam oportunidades para eles interagirem com os conteúdos de forma mais engajadora.

Ferramentas de experimentação

Transformam os alunos em protagonistas e possibilitam que eles desenvolvam produtos e projetos. Em processos de educomunicação, por exemplo, eles trabalham com ferramentas de autoria e produção audiovisual para criarem seus próprios podcasts, sites, livros digitais, jornais, vídeos e outros formatos.

Ferramentas de comunicação

Facilitam a interação entre diferentes agentes do processo educativo. Elas estimulam trocas de informações entre professores e alunos e viabilizam a formação de comunidades virtuais de aprendizagem.

Ferramentas de trabalho

Simplificam o dia a dia de professores e alunos. Oferecem recursos que agilizam tarefas e ajudam na organização de arquivos. Os editores de texto, foto, vídeo e áudio oferecem suporte para diferentes atividades.

Fonte: Porvir, com edições

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