INOVAÇÃO

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reúne mais de 100 mil visitantes no DF

Evento trata de assuntos ambientais e avanços tecnológicos em todo o território nacional. Cultura oceânica é o tema central deste ano.

Correio Braziliense
postado em 24/10/2025 21:18 / atualizado em 25/10/2025 22:26
22° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 
 -  (crédito: Juliana Cabral/ CB / DA Press)
22° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - (crédito: Juliana Cabral/ CB / DA Press)

Por Ian Vieira 

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promove, até domingo (26/10),  a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em todo o país. O evento, que completou a 22ª edição este ano com o tema Planeta água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território, está montado no gramado da Esplanada dos Ministérios com estandes educativos sobre diversos temas, com foco principal sobre a preservação do oceano.

A diretora de Popularização e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes, 48 anos, demonstrou-se satisfeita com a realização do evento. “Temos muita diversidade de assuntos aqui, para todas as idades, quem gosta de mar, dinossauro, marinha, têm de tudo”, afirmou. “Estamos na década do oceano, rumo à COP30, e esse tema é importante para toda a sustentabilidade da vida na Terra.”

Juana Nunes, 48 anos
Juana Nunes, 48 anos (foto: Juliana Cabral/ CB / DA Press)

Segundo o MCTI, a estimativa é de que até domingo, o número de visitantes no Distrito Federal alcance 100 mil pessoas, em âmbito nacional, previsão é de 580 mil. O Ministério também confirmou o tema central da próxima SNCT, que visa promover as mulheres na ciência e tecnologia. 

IDEIAS EM EXPOSIÇÃO

Ivanildo Wyvo e Luccas José, 18 anos
Ivanildo Wyvo e Luccas José, 18 anos (foto: Juliana Cabral/ CB / DA Press)

O evento também oportuniza estudantes em graduação a apresentar projetos, como é o exemplo do aluno de inteligência artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG) Ivanildo Wyvo, 18. Ele expressou entusiasmo ao apresentar o estande com robôs: “Está sendo muito bacana, a gente não tem muita oportunidade ao longo do curso de ter contato com o público, e nesses eventos a gente pode controlar os robôs e interagir com as crianças, entender como é que elas reagem vendo uma tecnologia tão complexa na frente delas”.

Ludmila Oliveira, 29 anos
Ludmila Oliveira, 29 anos (foto: Juliana Cabral/ CB / DA Press)

Entre os estandes convidados pelo MCTI, a Marinha do Brasil esteve presente apresentando projetos militares, entre eles, um submarino nuclear brasileiro estudado há 46 anos, com previsão de lançamento em 2036. A tenente Ludmila Oliveira, 29, explicou a importância do avanço tecnológico para o país. “Quando esse submarino ficar pronto significará uma ascensão muito grande para o Brasil, o diferencial desse projeto é o tempo que ele vai ficar submerso, geralmente os elétricos e a diesel ficam cinco dias submerso, já o nuclear pode ficar até três meses”.

OPORTUNIDADE DE LAZER

Pamela Ribeiro, 30 anos, ao lado do marido, Enis Pereira, 35 anos
Pamela Ribeiro, 30 anos, ao lado do marido, Enis Pereira, 35 anos (foto: Juliana Cabral/ CB / DA Press)

Além de visibilizar e promover os estudos, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia serve como um ótimo programa de lazer para as famílias, oferecendo diversas formas de diversão para todos os públicos,  A pedagoga Pamela Ribeiro, 30, citou a importância do conhecimento para o aprendizado de seu filho: “Foi fantástico, ele adora dinossauros e o fundo do mar. Então, ele aprendeu bastante aqui, ficou muito feliz, consequentemente ficamos muito felizes também”.

*Estagiário sob supervisão de Ana Sá 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação