PANDEMIA

Enem 2020: secretários de Saúde pedem adiamento da aplicação do exame

O Conass enviou ofício ao MEC em que solicita a reavaliação da data. O pedido leva em conta a situação da epidemia no país e o alto risco de transmissão da covid-19

EuEstudante
postado em 13/01/2021 19:41
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) enviou ofício ao Ministério da Educação (MEC) em que pede o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O documento leva em conta a situação da epidemia no país e o alto risco de transmissão da covid-19.

“O Conselho Nacional de Secretários de Saúde reconhece que o comportamento assimétrico e de franca expansão da pandemia no Brasil impede a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, na data de 17 de janeiro de 2021”, reconhece Carlos Lula, presidente do Conass.

O documento ressalta que, apesar de os jovens terem menor risco de desenvolver formas graves e tampouco estar prevista a vacinação da população com menos de 18 anos, o aumento da circulação do vírus entre os jovens pode ocasionar aumento da transmissão nos grupos mais vulneráveis.

 


Secretários de Saúde repercutem o pedido nas redes sociais


No Twitter, o secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes de Medeiros Junior, afirmou que não é adequado realizar um exame nacional da proporção do Enem em um contexto de alta transmissão da doença e em realidades tão assimétricas no país.


 

Fábio Vilas-Boas, secretário de Saúde da Bahia, ressaltou que, diante do iminente início do processo de vacinação da população brasileira, o Conass entende ser oportuno e necessário prorrogar a realização do Enem.


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação