Enem

Estudantes pedem socorro: candidatos ao Enem cobram adiamento nas redes

Frase aparece entre os assuntos mais comentados no momento do Twitter na tarde desta sexta-feira (15/1). Há um panelaço marcado às 20h30

EuEstudante
postado em 15/01/2021 17:41 / atualizado em 15/01/2021 17:51
 (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)
(crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)

Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 pedem socorro nas redes sociais para não fazerem o exame nos próximos domingos (17 e 24 de janeiro). A frase “Estudantes pedem socorro” aparece entre os assuntos do momento do Twitter nesta sexta-feira (15/1).

Após o crescimento do número de casos de covid-19 em Manaus e outras localidades do país, os candidatos voltaram a pedir o adiamento das provas mobilizando-se pelas redes sociais. Outras frases como “Adia Enem por Vidas” e “STF adia Enem” também aparecem com repercussão. 

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) organizam um abaixo-assinado pelo adiamento do Enem. Para assinar, acesse o link. O documento já tem mais de 360 mil assinaturas, e a meta é chegar a 500 mil.

Confira manifestações de estudantes no twitter:

 

  

 

 

Panelaço e tuitaço às 20h30

Além da mobilização virtual, os candidatos também organizaram um panelaço nesta sexta-feira (15/1), às 20h30, para continuarem o movimento “Adia Enem”. Para o mesmo horário, está marcando um tuitaço pedindo o adiamento do Enem.

A estudante Rozana Barroso, presidente da Ubes, se manifestou nas redes sociais usando a #AdiaEnem. “Estados declarando calamidade pública, profissionais de saúde apontando uma segunda onda de covid pior que a primeira, falta de oxigênio e leitos. E o Ministério da Educação mantém o Enem com 30 estudantes por sala. Isso se chama irresponsabilidade com vidas humanas”, disse.

Iago Montalvão, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), também vinha se posicionando usando as hashtags e reforça que “Enem adiado e seguro é uma necessidade”. 

Confira tweets sobre o assunto:

 

Há também usuários que comentaram nas redes sociais que são a favor da aplicação da prova nas datas previstas:


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação