ENEM 2022

Inep divulga gabaritos oficiais do Enem 2022

Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas

Eu Estudante
postado em 23/11/2022 16:28 / atualizado em 23/11/2022 16:38
 (crédito:  Barbara Cabral/Esp. CB)
(crédito: Barbara Cabral/Esp. CB)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira (23/11), os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 — versões impressa e digital e os cadernos de questões. A divulgação estava prevista no calendário do exame, que teve as provas aplicadas nos dois últimos domingos, dias 13 e 20 de novembro. O participante deve acessar os materiais no portal do candidato.


Mesmo com os gabaritos das provas em mãos, o estudante ainda não saberá qual foi a nota no exame, uma vez que o Enem utiliza como método de correção a chamada teoria de resposta ao item (TRI). As notas variam de acordo com a quantidade de erros e acertos de cada aluno. Os resultados finais serão divulgados em 13 de fevereiro de 2023.

Após a divulgação dos resultados em fevereiro, serão abertas as inscrições para os processos seletivos que utilizam a avaliação como forma de ingresso no ensino superior, em data ainda a ser divulgada.

Reaplicação

Os estudantes que faltaram a alguma das aplicações (em 13 e 20 de novembro) por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas previstas nos editais tem até a próxima sexta-feira (25/11) para solicitar a reaplicação das provas. Aqueles que compareceram em um dos domingos de prova devem solicitar a reaplicação somente no dia da abstenção.

O Inep também aplicará o exame para Pessoas Privadas de Liberdade 2022 ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL), nas datas de reaplicação. Outras justificativas para entrar com o pedido são desastres naturais, comprometimento da infraestrutura do local ou falta de energia elétrica.

Enem 2022

Ao todo, mais de 60 mil estudantes de todo o Brasil se inscreveram para o Enem 2022. Destes, exatos 2.351.513 participantes compareceram ao segundo dia de prova, no último domingo (20/11), nas modalidades impressa ou digital. O número corresponde a 67,6% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas duas versões. Os alunos resolveram itens de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.

No primeiro dia de prova do exame (13/11) cerca de 2.490.880 estudantes compareceram aos locais de aplicação. O número corresponde a 73,3% do total de inscritos. Os candidatos responderam a 90 questões objetivas, sendo 45 questões das disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa.

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação