Educação

UnB tem 64 cursos com 4 e 5 estrelas no Guia da Faculdade do Estadão

Ao todo, 11 graduações conquistaram a excelência, com a classificação máxima, nesta edição, em que mais de 80% dos melhores cursos do Brasil são de instituições públicas

Correio Braziliense
postado em 07/11/2022 21:04
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A Universidade de Brasília (UnB) tem 78 cursos de graduação estrelados na avaliação do Guia da Faculdade 2022 — publicação feita pela Quero Educação e pelos jornais O Estado de S. Paulo e Estadão. Ao todo, 11 cursos conquistaram a excelência com nota cinco, a máxima; outros 53 receberam quatro estrelas, sendo considerados muito bons. Esta edição analisou 17 mil graduações. Entre os melhores classificados, 81% são de instituições públicas.

Na UnB, as graduações em Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Engenharia de Redes de Comunicação, Engenharia Elétrica, Filosofia (bacharelado e licenciatura), História, Pedagogia, Turismo e Ciências Naturais foram bem avaliadas no ranking do Guia, com cinco estrelas. Na modalidade ensino a distância (EaD), Artes Visuais e Geografia receberam quatro estrelas; e Letras, três.

Os quatro campi da Universidade — Darcy Ribeiro, Gama, Planaltina e Ceilândia — tiveram cursos entre os melhores do Brasil, de acordo com o Guia da Faculdade 2022, lançado em 4 de novembro. O ranking é realizado por meio da metodologia de “avaliação por pares”, em que professores universitários são convidados a classificar os cursos de graduação — com três, quatro ou cinco estrelas.

A equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de coordenadores e professores de ensino superior cadastrados como colaboradores voluntários. “Para participar do ranking, os coordenadores dos cursos devem responder à avaliação. Devido a isso, não são todas as graduações da Universidade que constam na publicação”, explica a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional da UnB, Denise Imbroisi.

Este ano, mais de 10 mil docentes participaram da iniciativa. São considerados os critérios projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. O Guia deu nota máxima a 637 graduações de 76 instituições públicas, um crescimento de 25% em comparação à edição de 2021.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

*Com informações da Universidade de Brasília

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação