Inep

Manuel Palácios, professor da federal de Juiz de Fora, irá presidir o Inep

Ministro da Educação confirmou nome do ex-secretário do MEC no governo Dilma como novo presidente do Inep, órgão responsável pelo Enem

Correio Braziliense
postado em 06/01/2023 18:03
 (crédito:  Valter Campanato/Agência Brasil)
(crédito: Valter Campanato/Agência Brasil)

O novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é Manuel Palácios, professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele foi confirmado nesta sexta-feira (6/1) pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

O órgão é responsável pelo desenvolvimento de diversos sistemas de avaliação da educação do país, entre eles, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), os censos da educação superior e da educação básica e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Currículo

Palácios já trabalhou no governo federal, tendo sido diretor na Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) no primeiro governo Lula (2004), tornando-se titular da pasta entre 2006 e 2007. Foi também secretário de Educação Básica entre 2015 e 2016 durante a presidência de Dilma Rousseff (PT), contribuindo para a construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em 2018, recebeu condecoração da Ordem Nacional do Mérito Educativo pela participação. 

O professor é engenheiro de Telecomunicações, mas se aproximou das Ciências Sociais durante o mestrado e doutorado. Desenvolveu e orientou diversas pesquisas sobre avaliação da educação, incluindo a do Ceará, estado de origem do ministro Camilo Santana.

É professor titular do Departamento de Educação da UFJF desde 1991, onde também é fundador e coordenador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed/UFJF), ligado à Faculdade de Educação, que desenvolve projetos, sistemas de avaliação, plataformas e a aplicação de provas em municípios, estados e para o governo brasileiro. O Caed também oferece um mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação