Autogestão e bem-estar

Confira dicas e soluções para manter o bem-estar no teletrabalho

A tecnologia é aliada para manter a produtividade e a gestão de equipes a distância. Cuidados de saúde e bem-estar em casa também não devem ser negligenciados

Isabela Oliveira*
Talita de Souza *
postado em 14/02/2021 17:27 / atualizado em 14/02/2021 19:27
Para Marcos Machuca, empresas devem usar a tecnologia para adequar os processos de RH a distância -  (crédito: NR-7/Divulgação)
Para Marcos Machuca, empresas devem usar a tecnologia para adequar os processos de RH a distância - (crédito: NR-7/Divulgação)

Os desafios do RH

O especialista em gestão pela Universidade de São Paulo (USP) Marcos Machuca afirma que o teletrabalho e o modelo híbrido representam desafios para a empresa na hora de gerir os colaboradores. Para ele, uma das maiores preocupações é com o cumprimento da jornada de trabalho. “Ainda existe uma cultura forte no país de não aceitar o home office por achar que esse pode prejudicar as entregas. Esse é um desafio que toda empresa deve enfrentar e muitas foram obrigadas a fazer isso durante a pandemia”, afirma. “De uma hora para a outra, o RH teve que mandar todos para casa e não sabia como agir”, rememora.

Tecnologia é aliada

A solução, segundo o gestor, é usar a tecnologia para transformar os processos habituais da área de recursos humanos. “Não somente neste período pandêmico, mas principalmente depois dele, a tecnologia é fundamental para acompanhar novos modelos de trabalho que surgem e são tendência”, diz.

“Ela ajudará, por exemplo, na manutenção de uma jornada híbrida, em que funcionários não estarão apenas no escritório ou apenas em casa”, exemplifica. Marcos é CEO da FolhaCerta, startup que oferece soluções para o setor de recursos humanos, e disponibilizou ao mercado uma plataforma de gerenciamento de pessoas on-line. “Quem usa nossa plataforma pode ter todos os processos do RH na palma da mão, pelo celular ou no computador, sem necessidade de estar logado na rede da empresa”, comenta. “O ponto, que é a forma de computar horas, pode ser atestado pela plataforma por meio de assinatura eletrônica e, em alguns casos, por geolocalização”, detalha.

No sistema disponibilizado, chefes podem ver escalas de trabalho, receber atestados, mudar folgas e gerenciar mudanças contratuais. Todas as informações inseridas na plataforma são atualizadas de imediato. Para Marcos, essa é uma maneira eficaz de otimizar tarefas em uma só tela e garantir segurança para a empresa que adotou o home office. “Acreditamos totalmente que, quando todos estão conectados com transparência, os modelos de trabalho funcionarão com segurança”, conclui.

Alternativas e plataformas
Para garantir a eficácia de atividades, gestores têm se ancorado em plataformas de gestão que facilitam
as relações a distância. Conheça algumas iniciativas:

Escala: transparência da gestão
O Escala é uma solução que possibilita a gestão de escalas de trabalho, plantões e turnos, e por meio de algoritmos, verifica qualquer infração a regras trabalhistas, acordos coletivos ou regras da empresa. A startup oferece três soluções:

» Escala Plantões: para gerenciar a alocação de trabalho baseado na demanda de profissionais liberais, autônomos e cooperados.

» Escala Jornadas: para o gerenciamento de qualquer jornada de revezamento ou fixa definida em contratos de trabalho.

» Escala Espaços: para gerir posições e locais de trabalho flexíveis, que pode auxiliar as empresas no retorno presencial aos escritórios e também gerir locais de trabalho flexíveis. Saiba mais sobre a solução em: escala.app.

Comunica.In: melhore a comunicação interna

O Comunica.In é uma startup de comunicação e engajamento que ajuda empresas a se aproximarem dos colaboradores por meio de multiplataformas inteligentes. Os gestores são capazes de compreender o colaborador e se comunicar de forma mais assertiva com eles pela mensuração de resultados e engajamento com a inteligência de dados. A ferramenta auxilia para que todos os colaboradores fiquem informados sobre as atualizações da empresa quanto às dinâmicas do trabalho e mensura a satisfação dos funcionários. Saiba mais em: comunica.in.



Hisnëk: crie ações de bem-estar

A Hisnëk, um clube de assinatura de lanches saudáveis, desenvolveu uma inteligência artificial para ajudar colaboradores e gestores na identificação de problemas emocionais. Tudo funciona por meio do aplicativo Ivi. Com base em uma simples interação, o app consegue entender e identificar quais colaboradores têm potencial de desenvolver algum transtorno psicológico. A Ivi seleciona diferentes ações para o internauta melhorar a saúde emocional, e a Hisnëk envia um relatório geral para o RH das empresas sobre o estado mental dessas pessoas de forma anônima para auxiliar na criação de ações de bem-estar. Saiba mais no site: hisnek.com.

5 dicas para manter o bem-estar físico no home office

.
. (foto: Eppendorf/Divulgação)

Luiza Mimura, mestra em biologia e especialista em produtos biociência e ergonomia pela empresa Eppendorf, elencou cinco dicas para tornar o trabalho fora do escritório mais seguro e prazeroso. Confira:

1) Cuidado com o assento

Se você trabalha com algo que exige muito tempo sentado em frente ao computador, é essencial ter cadeira e mesa na altura adequada para o seu tamanho. Tira-teima: para saber se você está posicionado corretamente, verifique se o seu pé está apoiado no chão.

2) Pulsos não devem ser negligenciados

Para quem faz uso do mouse, é recomendada a utilização de um suporte de pulso, e já incluso em alguns apoios de mouse. É algo para levar a sério: por vezes, a média de uso do item é de oito horas por dia, com movimentos repetitivos,
o que pode causar danos se não houver cuidados necessários.

3) De olho no brilho da tela

A iluminação do monitor do computador ou do notebook não deve ser muito forte nem muito escura. É preciso adaptá-la de acordo com a iluminação natural ao longo do dia. O brilho que não for balanceado pode forçar a visão.

4) Barulhos silenciosos também pesam

Talvez você não perceba, mas pode ter uma série de ruídos no home office que, pouco a pouco, resulta em cansaço mental, que se reflete no físico de quem trabalha no ambiente. Tente usar equipamentos com baixo nível de ruído ou utilize fones que abafem o barulho, desde que sejam confortáveis.

5) Faça intervalos

A pausa para o cafezinho ou conversa de corredor era comum na rotina presencial de trabalhadores e deve ser implementada no home office. Ela ajuda a relaxar a mente e o corpo.

 

*Estagiárias sob a supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação