Fuvest

Professora dá dicas para melhorar o desempenho na redação da Fuvest

Startup Redação Nota 1000 orienta quem vai fazer a segunda fase do exame, em 21 e 22 de fevereiro. A nota do texto equivale a 40% da pontuação final

EuEstudante
postado em 04/02/2021 12:00 / atualizado em 04/02/2021 12:07
 (crédito: Kristin Hardwick/StockSnap)
(crédito: Kristin Hardwick/StockSnap)

A redação da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), seleção de admissão da Universidade de São Paulo (USP), tem grande peso na nota final no candidato, equivalente a 40% da pontuação total. Para ajudar os estudantes nesse momento decisivo, a Redação Nota 1000 (RN1000), startup focada em educação, preparou dicas.

  • A organização é o primeiro passo para o bom desenvolvimento

A professora Carolina Siequeroli, cofundadora da RN1000, explica que o texto deve ser organizado em, no máximo, quatro parágrafos e dentro dos padrões tradicionais do gênero dissertativo argumentativo para, em seguida, desenvolver o tema.

  • Cuidado para não fugir do assunto

Carolina alerta: “tenha muito foco na proposta e na frase temática para não se perder e escrever sobre o que não foi solicitado.”

  • Apresente repertório relacionado ao tema

De acordo com a professora é necessário tomar cuidado na hora de demonstrar conhecimento em outras áreas da ciência, para não perder o foco. Carolina explica que a banca examinadora valoriza “o candidato que demonstra capacidade de fazer analogias e associações imprevisíveis no desenvolvimento da argumentação”, mas esse recurso deve ser utilizado de modo complementar, sem prejuízo à ideia principal. “Lembre-se: o repertório deve ajudá-lo a defender o seu ponto de vista, e não desviar a sua argumentação para outro assunto”, avisa.

  • Argumente com consistência e boa fundamentação

É a hora de o aluno mostrar capacidade crítica e também habilidade de organizar ideias de forma planejada, dois pontos fundamentais para estudar em qualquer curso da USP.

  • Preparação e treino com foco na redação faz a diferença

Carolina ressalta a importância da atenção na revisão de conteúdos e da prática textual para estar bem preparado.

 

Saiba mais

A Redação Nota 1000 é uma startup voltada para a educação que corrigiu dois milhões de textos ao longo de seis anos de atuação. A organização disponibiliza uma plataforma de prática e correções de redação, são cerca de 100 mil avaliações por mês. Com mais de 400 funcionários capacitados, o foco da empresa é a melhoria do desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em grandes vestibulares.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação