Recomeçar:

vida de refugiadas e migrantes

Quatro mulheres deixam seus países de origem, a família, a profissão, a cultura e escolhem o Brasil como destino. O Correio conta algumas histórias de quem precisou recalcular a rota e recomeçar.

Reportagens

Vídeos

Sobre o Projeto

O projeto Recomeçar é uma forma de reconhecer a força de quem precisa deixar a cultura, a família, o idioma e o país. Seja por perseguições políticas, de gênero, raça, violação de direitos humanos, ou mesmo pela busca de uma melhor condição econômica, o refúgio e a migração são processos complexos que envolve uma grande perda para um recomeço. As pessoas de outros países que chegam ao Brasil fazem da nossa sociedade mais diversa, com mais cores, sotaques e sabores.

O Correio passou um mês, entre novembro e dezembro de 2023, acompanhando migrantes e refugiadas nas aulas do curso "Empoderando Refugiadas", em Brasília. A iniciativa objetiva qualificar essas mulheres para o mercado de trabalho brasileiro e recuperar a autoestima que pode ser afetada com tantas mudanças.

Quatro refugiadas e migrantes contaram porque vieram para o Brasil, os desafios enfrentados, do que sentem saudade e como está sendo a adaptação aqui. Ao longo das semanas foi possível ver elas cada vez mais confiantes de seus propósitos profissionais e de vida. Longe do conhecido, a saudade é grande, mas o desejo de alcançar os sonhos e promover uma vida melhor aos familiares é maior ainda.

Expediente

Presidente

Guilherme Augusto Machado

Vice-presidente executivo

Leonardo Guilherme Lourenço Moisés

Diretora de Redação

Ana Dubeux

Projeto e produção

Reportagem: Mayara Souto | Edição: Andreia Castro, Carlos Alexandre de Souza e Michel Medeiros | Coordenação: Carlos Alexandre de Souza e Mariana Niederauer| Fotos: Ed Alves | Vídeos: Arthur Ramos e Samuel Calado| Arte: Caio Gomez e Valdo Virgo l Tecnologia: Patrick Lima e Vinícius Paixão


© 2023 Diários Associados. Todos os direitos reservados. Política de privacidade | Termos de uso