Eleições 2022

e-Título: saiba como usar o aplicativo antes de votar

A ferramenta surgiu com a ideia de otimizar o tempo dos eleitores no período da eleição

Larissa Pinto*
postado em 29/09/2022 22:02
 (crédito: Reprodução/Youtube/Justiça Eleitoral)
(crédito: Reprodução/Youtube/Justiça Eleitoral)

Disponibilizado ao público nas eleições de 2018, o e-Título nasceu com o objetivo de substituir o modelo impresso do título eleitoral. Passados quatro anos desde o lançamento e com a facilidade de obtenção do aplicativo, o eleitor não precisa mais se deslocar até um cartório eleitoral para emitir o título.

A rapidez do processo permitiu também que o app pudesse disponibilizar variados serviços. Dentre eles, o eleitor conseguirá comprovar a ausência nas eleições por meio do aplicativo. Para aqueles que não tem foto ou biometria cadastrada, basta, no dia do pleito, levar documento com foto.

Como usar?

Para acessar a via digital do documento, o usuário precisa baixar o aplicativo — disponível no App Store (IOS) e no Google Play (Android) — e entrar por meio de um nome de usuário (CPF) e senha.

Se o eleitor estiver com a foto e biometria cadastrada, o uso do e-Título é validado no momento do pleito.
Se o eleitor estiver com a foto e biometria cadastrada, o uso do e-Título é validado no momento do pleito. (foto: Reprodução/Youtube/Justiça Eleitoral)

Com o número do título eleitoral, nome, nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o E-título será liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado e ficará disponível ao eleitor. 

Poderá ser emitida as certidões de quitação eleitoral e a consulta de crimes eleitorais.
Poderá ser emitida as certidões de quitação eleitoral e a consulta de crimes eleitorais. (foto: Reprodução/Youtube/ Justiça Eleitoral)

Ao contrário da versão impressa, o E-Título tem todas as informações do eleitor, como a foto, resultado da quitação eleitoral, local de votação e cadastramento biométrico. Além disso, um QR Code estará disponível para verificação da zona em que o cidadão irá votar.

Confira abaixo o vídeo explicativo do TSE:

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • e-Título é o aplicativo móvel para obtenção do título digital
    e-Título é o aplicativo móvel para obtenção do título digital Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
  • O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais IOS e Android, seja no celular ou tablet.
    O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais IOS e Android, seja no celular ou tablet. Foto: Reprodução/Youtube/Justiça Eleitoral
  • Poderá ser emitida as certidões de quitação eleitoral e a consulta de crimes eleitorais.
    Poderá ser emitida as certidões de quitação eleitoral e a consulta de crimes eleitorais. Foto: Reprodução/Youtube/ Justiça Eleitoral
  • É possível também conferir se existe algum débito com a Justiça Eleitoral.
    É possível também conferir se existe algum débito com a Justiça Eleitoral. Foto: Reprodução/Youtube/Justiça Eleitoral
  • Ferramenta de geolocalização.
    Ferramenta de geolocalização. Foto: Reprodução/Youtube/Justiça Eleitoral
  • Se o eleitor estiver com a foto e biometria cadastrada, o uso do e-Título é validado no momento do pleito.
    Se o eleitor estiver com a foto e biometria cadastrada, o uso do e-Título é validado no momento do pleito. Foto: Reprodução/Youtube/Justiça Eleitoral
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação