Eleições 2022

Frente de Prefeitos pede transporte gratuito para eleitores no domingo

Um ofício foi enviado ao TSE reafirmando o compromisso dos gestores municipais com o acesso ao transporte público

Taísa Medeiros
postado em 29/09/2022 18:06 / atualizado em 29/09/2022 18:06
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) formalizou nesta quinta-feira (29/9) o pedido de ingresso na ação do partido Rede no Supremo Tribunal Federal (STF), protocolada ontem, para garantir a gratuidade no transporte público municipal e manutenção das frotas de ônibus das cidades de todo o Brasil, durante a votação do primeiro turno das Eleições 2022 neste domingo.

O pedido foi ingressado após a prefeitura de Porto Alegre (RS) suspender a isenção na tarifa para o dia da votação. Além de pedir o ingresso na Ação, a FNP também enviou ofício ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reafirmando o compromisso de prefeitos das médias e grandes cidades do país “em garantir, por todos os meios possíveis, que a soberania popular seja exercida pelo sufrágio universal”, diz o texto.

A justificativa é de que o acesso regular dos eleitores é primordial para assegurar a soberania popular e a manutenção do Estado democrático de direito. Os custos de transporte, nesse caso, seriam arcados por recursos da Justiça Eleitoral, em valores proporcionais ao número de eleitores.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação