CORRIDA PELA CASA BRANCA

OEA diz não ter observado "nenhuma irregularidade grave" nas eleições nos EUA

Organização divulgou relatório preliminar de uma missão que acompanha as eleições, e criticou as acusações "infundadas" de Donald Trump

Correio Braziliense
postado em 06/11/2020 18:14
 (crédito: Kamil Krzaczynski/AFP)
(crédito: Kamil Krzaczynski/AFP)

A Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou nesta sexta-feira (6/11) o relatório preliminar elaborado por uma missão que observa as eleições nos Estados Unidos. A conclusão é que o grupo "não observou diretamente nenhuma irregularidade grave" que ponha os resultados em xeque. Candidato à reeleição, o presidente Donald Trump tem questionado, sem apresentar provas, a lisura do processo eleitoral.

A OEA, inclusive, criticou a postura do republicano. "É crítico que os candidatos ajam com responsabilidade apresentando e argumentando reivindicações legítimas perante os tribunais, não com especulações infundadas ou nocivas na mídia", apontou o relatório. 

A missão

A missão de Observação Eleitoral, implantada pela OEA a pedido do Departamento de Estado dos EUA, é composta por 28 especialistas de 13 países diferentes e está no país há semana acompanhando todo o processo eleitoral. O grupo acompanhou as eleições em 14 estados e no distrito de Columbia, onde fica a capital Washington D.C.. A equipe é liderada pelo próprio secretário-geral da OEA, Luis Almagro. 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação