AVIAÇÃO

Tuíte sobre pouso de avião com piloto pendurado para fora da cabine é verdadeiro?

Postagem sobre voo em que piloto foi parcialmente ejetado da cabine chamou a atenção do Twitter há alguns dias

Correio Braziliense
postado em 19/11/2020 13:59
 (crédito: Twitter/Reprodução)
(crédito: Twitter/Reprodução)

Um tuíte com fotos de uma assustadora aterrissagem de avião, em que o piloto do avião aparece pendurado para fora da cabine, chamou a atenção no Twitter alguns dias atrás (veja abaixo), deixando muitos internautas em dúvida sobre a veracidade dos fatos.

Bem, o episódio realmente ocorreu, em 1990, na Inglaterra. Mas, como mostrou o site IFL Science, as fotos que aparecem na postagem feita por David Farrier foram retiradas de um programa de televisão que simulou as cenas, ao contar a incrível história do voo 5390 da British Airways (assista a um trecho abaixo).

Segundo o banco de dados da Security Flight Foundation, a aeronave com 81 passageiros e seis tripulantes saiu do Aeroporto Internacional de Birmingham às 7h20 de 10 de junho de 1990, um domingo.

Treze minutos depois, os comissários e passageiros ouviram um estrondo que parecia ser o de uma explosão na cabine dos pilotos. Um dos comissários correu para a cabine e, ao entrar, viu o piloto com parte do corpo para fora, enquanto o copiloto assumia o comando do avião.

O que se seguiu foram 25 minutos de puro pavor. Após contato com a torre de comando, o copiloto foi orientado para se dirigir ao aeroporto de Southampton, onde pousou com metade do corpo do piloto ainda para fora, sendo seguro pela cintura pelo comissário de bordo.

Incrivelmente, o piloto sobreviveu, sendo levado para o hospital com choque térmico, vários hematomas e fraturas no braço e no punho direito e no polegar esquerdo. Já o comissário sofreu alguns arranhões.

Uma investigação posterior mostrou que um dos vidros da cabine havia sido trocado antes do voo e os parafusos utilizados eram menores do que exigidos nas especificações da aeronave.

Assista abaixo o programa de onde as fotos que viralizaram no Twitter foram retiradas:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação