Justiça

22 ex-militares são condenados por participação no golpe de 2016 na Turquia

290 julgamentos relacionados com a tentativa de golpe foram organizados e outros oito estão em curso

Agência France-Presse
postado em 07/04/2021 12:15
 (crédito: Twitter/Reprodução)
(crédito: Twitter/Reprodução)

Um tribunal de Ancara condenou nesta quarta-feira (7/4) à prisão perpétua 22 ex-militares por seu papel na tentativa de golpe de Estado de 2016 contra o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, o que motivou grandes expurgos nas Forças Armadas.

Os ex-militares condenados integram um grupo de 497 suspeitos que foram julgados por acusações relacionadas ao golpe frustrado.

Muitos serviram durante sua carreira na guarda presidencial.

A agência estatal Anadolu informou algumas horas antes sobre quatro condenações à prisão perpétua, mas um advogado da presidência turca afirmou à AFP que ao final da audiência 22 ex-militares receberam a mesma sentença.

Os suspeitos foram declarados culpados de várias acusações, incluindo tentativa de acabar com a ordem constitucional.

A Promotoria também os acusou de ocupar o canal público de televisão TRT e obrigar os jornalistas a lerem um comunicado.

Em novembro, 337 pessoas, incluindo oficiais e pilotos, foram condenados à prisão perpétua no final do principal julgamento relacionado à tentativa de golpe de Estado, que aconteceu em 15 de julho de 2016.

Entre os condenados estavam pilotos que bombardearam pontos emblemáticos da capital, como o Parlamento, e oficiais e civis que lideraram o golpe a partir da base militar de Akinci.

O golpe frustrado deixou oficialmente 251 mortos, sem contar os golpistas, e mais de 2.000 feridos.

O acontecimento, que traumatizou o país, provocou grandes expurgos nas Forças Armadas e permitiu a Erdogan ampliar seu poder.

O governo turco acusa o pregador Fethullah Gülen de ter orquestrado a tentativa de golpe.

Gülen, um ex-aliado do presidente turco que mora nos Estados Unidos, nega qualquer envolvimento.

Durante a madrugada de 15 para 16 de julho de 2016, Ancara foi cenário de ações particularmente violentas por parte dos golpistas.

Aviões F16 bombardearam a Assembleia Nacional em três ocasiões, assim como as estradas ao redor do palácio presidencial e o quartel-general das forças espaciais e da polícia.

Os bombardeios deixaram 68 mortos e mais de 200 feridos na capital. Nove civis morreram durante uma tentativa de resistir aos golpistas na entrada da base de Akinci.

Desde a tentativa de golpe de Estado, as autoridades perseguem sem trégua os partidários de Gülen e organizaram expurgos em uma escala sem precedentes na história moderna da Turquia.

Dezenas de milhares de pessoas foram detidas e mais de 140.000 foram demitidas ou suspensas de suas funções.

Pelo menos 290 julgamentos relacionados com a tentativa de golpe foram organizados e outros oito estão em curso.

Até o momento, os tribunais condenaram quase 4.500 pessoas, com penas de prisão perpétua para quase 3.000 delas, segundo os números oficiais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação