COLÔMBIA

Torcedores suspendem brigas com facas para não sobrecarregar UTIs

Trégua teria sido decretada pelas organizadas dos clubes Deportivo Pereira e Nacional, rivais no estado colombiano de Risaralda

Jéssica Gotlib
postado em 23/04/2021 17:31
Governador apresentou situação dos hospitais da região nesta semana e determinou que pelo menos 14 municípios tomem providências urgentes para conter a transmissão da covid-19 -  (crédito: Reprodução/Twitter)
Governador apresentou situação dos hospitais da região nesta semana e determinou que pelo menos 14 municípios tomem providências urgentes para conter a transmissão da covid-19 - (crédito: Reprodução/Twitter)

A pandemia tem gerado gestos de solidariedade por parte de diferentes grupos sociais e, alguns desses, acabam soando um pouco inusitados. É o caso da trégua noticiada pelo portal colombiano Risaralda en Vivo. De acordo com o periódico, integrantes das torcidas organizadas dos times de futebol Deportivo Pereira e Nacional suspenderam as brigas com facas por um mês para diminuir a sobrecarga das UTIs na capital do estado.

A notícia diz ainda que as organizadas "esperam voltar às atividades normais (brigas com facas) a partir de 23 de maio". Nos comentários, a publicação dividiu opiniões. O jornalista Diego Garces considerou a postagem "inadequada": "Isso incita à violência e deve ser denunciado".

Já o leitor Daniel Giraldo levantou suspeitas sobre a informação: "Devem fechar esta página irracional. Se vão publicar, pelo menos publiquem algo verdadeiro". Entretanto, outras pessoas responderam em tom irônico. "A notícia é falsa, ninguém acredita que os torcedores (das organizadas) possam passar um mês sem se esfaquear faca ou visitar um hospital", escreveu Dilver Huertas Guerrero.

Como a publicação não cita as fontes da informação, é difícil cravar se a trégua é verdadeira. As brigas com facas são realmente comuns entre as organizadas colombianas. Em 2019, por exemplo, torcedores chegaram a atirar uma navalha no gramado depois que o Independiente Medelín foi derrotado pelo Milonarios.

Pandemia

Apesar dos relatos de mortos e feridos em confrontos desse tipo serem comuns, as brigas agendadas não são oficiais. Por isso mesmo, nem as organizadas nem os clubes se manifestaram sobre a publicação. Entretanto, a informação sobre a lotação das UTIs é verdadeira.

O estado de Risaralda é um dos mais afetados pela covid-19 na Colômbia. Na quarta-feira (21/4), o governo local publicou um comunicado em que informava que os hospitais do estado estavam lotados. A lotação das UTIs estava em 100% para pacientes com coronavírus e 96% para doentes em geral. Na nota, o governador explicava que as vagas eram apenas para quem estivesse internado na área de oncologia.

As aulas foram suspensas em 12 municípios e, para 14 deles, o governador recomendou que fosse decretado toque de recolher de até quatro dias. Na quarta, seis pessoas estavam na lista de espera aguardando transferência para outros estados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação