Os talibãs atacaram Mehtarlam, capital provincial a cerca de 120 km de Cabul, de acordo com autoridades locais e testemunhas, o que levou o Exército afegão a lançar uma contraofensiva - informou-se nesta segunda-feira (24/5).
Os combates intensos começaram no domingo (23/5) entre talibãs e forças afegãs em Mehtarlam, cidade com cerca de 140.000 habitantes e capital da província de Laghman.
O ministro da Defesa, Yasin Zia, visitou a área para assumir a contraofensiva, disseram autoridades locais.
"Com a chegada de reforços, o inimigo sofreu muito", declarou o ex-comandante-em-chefe do Exército Zia, em um vídeo.
De acordo com seu Ministério, pelo menos 50 rebeldes foram abatidos na madrugada desta segunda.
Já o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, disse à AFP que os insurgentes conseguiram tomar 37 postos de segurança nos arredores de Mehtarlam.
Raramente é possível verificar, por meio de fontes independentes, balanços e informações sobre os combates no Afeganistão. Ambos os lados costumam exagerar suas conquistas e minimizar as derrotas.
Um jornalista da AFP constatou que os combates continuavam nesta segunda-feira em algumas zonas de Mehtarlam e que centenas de pessoas fugiram pela violência.
Nestes últimos dias, os talibãs tomaram os distritos de Nerkh e Jalraiz, na província de Wardak, a cerca de 40 km de Cabul.
A violência no Afeganistão aumentou desde que as forças americanas começaram a última etapa de sua retirada. Com isso, os insurgentes tentam ganhar terreno.
Saiba Mais
- Mundo Biden condena ataques 'vis' contra comunidade judaica nos EUA
- Trabalho & Formação Inscrições de programa de estágio no Inter terminam nesta terça-feira
- Política Politização do Exército por Pazuello e Bolsonaro 'é irresponsável', diz Santos Cruz
- Economia Falta de peças afeta a produção de bicicletas no país
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.