FBK

Organização de Navalny promete seguir lutando contra a corrupção na Rússia

Os opositores do Kremlin entendem a decisão como um desejo de excluir do cenário político as vozes críticas do presidente Vladimir Putin

Agência France-Presse
postado em 10/06/2021 08:19 / atualizado em 10/06/2021 08:20
 (crédito: VASILY MAXIMOV/AFP)
(crédito: VASILY MAXIMOV/AFP)

O Fundo de Luta contra a Corrupção (FBK), principal organização do líder opositor russo Alexei Navalny, afirmou nesta quinta-feira (10/6) que vai seguir adiante com seus trabalhos, depois que a justiça russa a classificou de "extremista".

"Acordamos, sorrimos com intenção destrutiva e sabendo que somos um 'perigo para a sociedade' nós vamos continuar lutando contra a corrupção!", afirmou a organização no Twitter em resposta à decisão da justiça russa.

Um tribunal russo classificou na quarta-feira (9/6) como "extremistas" as organizações de Navalny em todo o país, uma decisão que proíbe suas atividades e abre o caminho para uma repressão ainda maior de seus partidários.

O opositor, de 45 anos, cumpre pena de dois anos e meio de prisão por um caso de fraude que ele considera político.

Uma mensagem publicada na conta de Navalny no Instagram afirma: "Iremos nos organizar, evoluir, iremos nos adaptar. Mas não iremos recuar em nossos objetivos e ideias. É o nosso país e não temos outro".

Os opositores do Kremlin entendem a decisão como um desejo de excluir do cenário político as vozes críticas do presidente Vladimir Putin.

A sentença do tribunal foi anunciada após meses de repressão contra a oposição, marcada pelo envio de Navalny a uma colônia penitenciária, o exílio de vários ativistas de seu movimento e medidas contra a imprensa independente e outras vozes críticas.

A partir de agora, os membros das organizações consideradas extremistas correm o risco de condenações a longas penas de prisão e não poderão participar nas eleições.

Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia (UE) condenaram a decisão da justiça russa.

"É uma decisão infundada que confirma um padrão negativo de repressão sistemática dos direitos humanos e das liberdades consagradas na Constituição russa", afirmou em uma nota oficial o chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell.

Para ele, a decisão judicial constitui "o esforço mais sério até o momento por parte do governo russo para reprimir a oposição política independente e as investigações anticorrupção, e para eliminar a influência das redes políticas do senhor Navalny".

Borrell também reiterou o apelo da UE para a "libertação imediata e incondicional" de Navalny.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação