Frankfurt

Cidade alemã dissolve unidade policial de elite por suspeitas de racismo

Vários escândalos similares abalaram nos últimos meses a polícia e o exército alemão, provocando suspensões e reformas internas

Agência France-Presse
postado em 10/06/2021 13:46 / atualizado em 10/06/2021 13:46
 (crédito: ARMANDO BABANI)
(crédito: ARMANDO BABANI)

A unidade de forças especiais da polícia de Frankfurt será dissolvida depois que vários membros foram acusados de participar em grupos de extrema-direita on-line que divulgavam propaganda neonazista, anunciaram as autoridades regionais.

"A conduta inaceitável de vários agentes e seus superiores" nos comandos de intervenção especial (SEK) do 'lander' de Hesse "tornou necessária sua dissolução total", declarou o ministro do Interior desta região do oeste da Alemanha, Peter Beuth, do partido CDU, o mesmo de Angela Merkel.

Uma equipe de especialistas ficará responsável pela reestruturação da unidade de elite.

Na quarta-feira (9/6), o Ministério Público anunciou suspeitas sobre 20 pessoas, incluindo 18 membros da unidade SEK de Frankfurt, por envolvimento nos fóruns virtuais, ativos entre 2016 e 2019.

Segundo a revista Der Spiegel, no grupo os agentes trocavam imagens de Hitler, suásticas e insultos contra demandantes de asilo.

O chefe de polícia, Stefan Müller, recordou nesta quinta-feira (10/6) que a estes profissionais são pedidas "exigências morais particulares". "Aqueles que não cumprem com o conjunto das exigências não têm nada o que fazer nestas unidades", declarou.

Vários escândalos similares abalaram nos últimos meses a polícia e o exército alemão, provocando suspensões e reformas internas.

Em outubro, o serviço de inteligência contabilizou 377 casos de extremismo de direita nas forças de segurança, 319 deles na polícia, o que representa uma minoria entre os 300.000 integrantes das forças.

Os dados englobam casos de janeiro de 2017 a março de 2020.

Na Alemanha é perceptível a porosidade entre a extrema-direita e parte da polícia. O partido radical Alternativa para Alemanha (AfD) é o grupo do Bundestag com mais agentes de polícia em sua bancada, 5 de 89.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação