Cabul

Biden descarta retirada final dos EUA do Afeganistão nos próximos dias

O presidente estimou que o governo afegão deve agora "ser capaz por si só" de garantir, particularmente, a segurança da capital Cabul

Agência France-Presse
postado em 02/07/2021 14:01 / atualizado em 02/07/2021 14:02
 (crédito: AFP / MANDEL NGAN)
(crédito: AFP / MANDEL NGAN)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, descartou nesta sexta-feira (2/7) uma retirada iminente das últimas tropas americanas no Afeganistão, em meio à crescente especulação de que os soldados restantes poderiam partir antes do programado.

Questionado por repórteres na Casa Branca se a saída será concretizada nos próximos dias, Biden respondeu: "Não. Estamos exatamente na trajetória prevista".

Biden estabeleceu como prazo até 11 de setembro para a retirada final das poucas tropas restantes, depois de 20 anos de guerra.

No entanto, as dúvidas sobre uma aceleração do calendário aumentaram recentemente, depois que as tropas americanas e da Otan abandonaram a base aérea de Bagram.

Esta base, a maior do país, foi a principal base de retaguarda de todas as operações militares americanas no Afeganistão.

Biden estimou que o governo afegão deve agora "ser capaz por si só" de garantir, particularmente, a segurança da capital Cabul, localizada a 50 km do aeroporto.

Entretanto, segundo informações da imprensa, os americanos vão manter uma presença de quase 600 soldados lá para proteger sua embaixada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação