Redução nas emissões

China condiciona cooperação climática à evolução das relações com os EUA

O combate às mudanças climáticas fazem parte dos vários problemas que os dois países concordaram em tratar juntos

Agência France-Presse
postado em 21/07/2021 11:58 / atualizado em 21/07/2021 11:58
 (crédito: Jewel SAMAD / AFP)
(crédito: Jewel SAMAD / AFP)

Pequim afirmou, nesta quarta-feira (21/7), que a cooperação climática com Washington dependerá da evolução das relações entre ambos os países, depois que o enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, pediu à China para acelerar a redução de suas emissões.

As tensões entre China e Estados Unidos aumentaram nos últimos meses devido às críticas cruzadas sobre o respeito aos direitos humanos e sobre a gestão inicial da pandemia de coronavírus.

Combater a mudança climática faz parte dos vários problemas que os dois países concordaram em tratar juntos.

No entanto, depois que Kerry pediu na segunda-feira (19/7) a Pequim para agir mais rápido contra a mudança climática, o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Zhao Lijian, alertou que a cooperação na mudança climática poderia ser afetada pela deterioração das relações entre os dois países.

"Quero enfatizar que a cooperação entre China e Estados Unidos em áreas específicas está vinculada estreitamente à saúde das relações chinesas-americanas", afirmou Zhao Lijian nesta quarta-feira.

Recentemente, Washington irritou a China publicando uma advertência sobre os riscos crescentes para as empresas em Hong Kong devido às restrições impostas pela China. Pouco antes, o Senado americano votou a proibição da importação de produtos da região chinesa de Xinjiang, após denúncias de trabalho forçado da comunidade muçulmana uigur.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação