Irã

'Não entrem no jogo inimigo', pede Khamenei sobre protestos por crise hídrica

O Khuzistão, onde estão os principais campos de petróleo do país, é afetado desde o final de março por uma seca que gerou manifestações em várias cidades

Agência France-Presse
postado em 23/07/2021 13:04 / atualizado em 23/07/2021 13:04
 (crédito: KHAMENEI.IR / AFP)
(crédito: KHAMENEI.IR / AFP)

O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, pediu nesta sexta-feira (23/7) aos manifestantes em protesto contra a escassez de água que não entrem no jogo dos "inimigos" do país.

"As pessoas expressaram sua insatisfação, e ninguém pode culpá-las", afirmou o aiatolá, reconhecendo que "o problema da água não é banal, especialmente com o clima quente do Khuzistão", província do sudoeste.

"Mas o inimigo tenta usar tudo isso contra a Revolução, o país e os interesses do povo. Por isso, é preciso ter cuidado para não lhe dar um pretexto", acrescentou, dirigindo-se aos habitantes dessa província, conforme comunicado publicado em sua página on-line.

O Khuzistão, onde estão os principais campos de petróleo do país, é afetado desde o final de março por uma seca que gerou manifestações em várias cidades.

Nos últimos dias, os veículos de comunicação que emitem em persa do exterior informaram que protestos foram reprimidos pelas forças da ordem. Em um primeiro momento, a imprensa local se manteve em silêncio sobre o assunto.

De acordo com o Iribnews, site da televisão estatal, uma pessoa morreu, e outras duas foram baleadas na quinta-feira (22/7), durante "distúrbios" na província vizinha de Lorestão (oeste), em meio aos protestos pelos "problemas de água no Khuzistão".

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação