Tempestade

Depressão tropical Fred se aproxima de Cuba e ameaça a Flórida

Fred avança em direção oeste-noroeste a cerca de 17 km/h com ventos máximos sustentados de cerca de 55 km/h e rajadas mais fortes

Agência France-Presse
postado em 13/08/2021 13:18 / atualizado em 13/08/2021 13:18
 (crédito: GUSTAVO IZUS, MARIA-CECILIA REZENDE, TATIANA MAGARINOS / AFP)
(crédito: GUSTAVO IZUS, MARIA-CECILIA REZENDE, TATIANA MAGARINOS / AFP)

A depressão tropical Fred se aproxima de Cuba e ameaça a Flórida, no sudeste dos Estados Unidos, onde chegará reforçada no sábado, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos nesta sexta-feira (13/8).

O sexto ciclone da temporada de furacões no Atlântico se encontra a 95 km ao nordeste da cidade cubana de Camagüey e a 505 km ao leste-sudeste de Cabo Hueso, no sul da Flórida, segundo a organização.

Fred avança em direção oeste-noroeste a cerca de 17 km/h com ventos máximos sustentados de cerca de 55 km/h e rajadas mais fortes.

O NHC, que prevê um fortalecimento do ciclone nas próximas horas, emitiu alertas de tempestade tropical para os cabos da Flórida e a baia da Flórida.

O centro também mantém sob vigilância as províncias cubanas de Ciego de Ávila, Camagüey, Las Tunas, Holguín e Granma; e outra área da Flórida, que abrange North Key Largo, no sudeste do estado, até Englewood, ao oeste, no golfo do México.

"Segundo a trajetória prevista, Fred deve se deslocar ao longo ou apenas ao norte das regiões leste e central de Cuba durante a noite" de sexta-feira, informou o NHC, com sede em Miami.

Depois, "se aproximará dos cabos da Flórida no sábado" e "da costa oeste da Flórida no domingo", acrescentou.

O ciclone pode se transformar em uma tempestade tropical durante o dia, alertou o centro meteorológico. Para que isso ocorra, deverá alcançar ventos máximos sustentados de ao menos 63 km/h.

Segundo o serviço meteorológico americano em Miami, Fred pode provocar chuvas torrenciais na Flórida, especialmente na costa leste do estado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação