China

Presidente chinês Xi pede aos ricos que reduzam as desigualdades

Em uma reunião dedicada à economia, o presidente chinês pediu uma redistribuição "razoável" das riquezas que "beneficie a todos", informou a mídia estatal

Agência France-Presse
postado em 18/08/2021 13:07 / atualizado em 18/08/2021 13:08
 (crédito: Brian Matangelo/Unsplash Photo)
(crédito: Brian Matangelo/Unsplash Photo)

O presidente chinês Xi Jinping fez um apelo aos seus compatriotas mais ricos para que trabalhem "pela prosperidade comum" e prometeu um "ajuste" nas rendas excessivas, em um país em que o rápido crescimento econômico ampliou as desigualdades.

O nível de vida na China aumentou consideravelmente desde a década de 1970 e hoje é um mercado gigantesco com centenas de milhões de consumidores de classe média, seduzidos pelas multinacionais estrangeiras.

No entanto, as diferenças de riqueza são significativas. Embora a China tenha o recorde mundial de bilionários em dólares, só no ano passado o país erradicou oficialmente a pobreza absoluta.

Em uma reunião dedicada à economia, o presidente chinês pediu uma redistribuição "razoável" das riquezas que "beneficie a todos", informou a mídia estatal.

Pelo interesse da igualdade social, medidas devem ser tomadas para "aumentar a renda dos grupos de baixa renda" e "ajustar as rendas excessivas", disse Xi Jinping, segundo um balanço da reunião.

Não está claro de qual forma o presidente planeja alcançar este objetivo, mas suas diretrizes marcam o tom das prioridades do país para os próximos meses.

A reunião também pediu uma maior igualdade na educação, já que os altos custos das aulas privadas de reforço são cada vez mais criticados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação