Corrupção

Empresa francesa pagou rebeldes para proteção na África Central

De acordo com órgão de controle da corrupção dos EUA, uma subsidiária de uma empresa francesa assinou um "acordo de segurança" com um grupo armado da República Centro-Africana

Agência France Presse
postado em 18/08/2021 17:25 / atualizado em 18/08/2021 17:55

Uma subsidiária do grupo vinícola francês Castel pagou rebeldes da República Centro-Africana para proteger seus interesses no setor açucareiro no país, disse nesta quarta-feira (18) um órgão de controle da corrupção dos Estados Unidos.


Uma subsidiária local de Castel, chamada SUCAF RCA, assinou um "acordo de segurança" com o grupo armado Unidade pela Paz na República Centro-Africana (UPC) para proteger uma refinaria de açúcar e seus campos de cana, disse a organização norte-americana The Sentry.


Seu "acordo tácito" foi firmado no final de 2014, em um momento de instabilidade política e de segurança, e durou até março de 2021, quando o exército centro-africano, com o apoio dos paramilitares russos, assumiu o controle da área, explicaram em seu relatório.


Castel não respondeu aos pedidos de informação.


Os defensores dos direitos humanos acusam o UPC de brutalidade neste país instável.


The Sentry garante que "o SUCAF RCA montou um sistema sofisticado para financiar as milícias violentas por meio de pagamentos diretos ou indiretos em dinheiro".


UPC é um dos maiores e mais bem equipados grupos rebeldes desta ex-colônia francesa, controlando grandes áreas do país desde a guerra civil de 2013.

© Agence France-Presse

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação