Pesquisa

Desmatamento na Amazônia pode reduzir volume de chuvas em até 70%

Pesquisadores coletaram dados da região de floresta por mais de 10 anos e concluíram que a devastação da cobertura vegetal tem impacto até quatro vezes maior que o estimado anteriormente

Jéssica Gotlib
postado em 19/08/2021 19:19 / atualizado em 19/08/2021 19:19
Pesquisadora concluiu que redução do número de árvores na Amazônia tem impacto maior que o estimado e afeta outras bacias ao redor da floresta -  (crédito: CARL DE SOUZA / AFP)
Pesquisadora concluiu que redução do número de árvores na Amazônia tem impacto maior que o estimado e afeta outras bacias ao redor da floresta - (crédito: CARL DE SOUZA / AFP)

A relação das florestas tropicais com o ciclo das águas em seu entorno é bastante conhecida pela ciência. Entretanto, um estudo publicado na revista Global Change Biology, na terça-feira (17/8), mostra que o impacto do desmatamento pode ser até quatro vezes maior que o estimado pelos cientistas até então. Os pesquisadores concluíram que a perda de vegetação gera uma redução de 55% a 70% na precipitação anual.

O levantamento foi liderado pela cientista Mara Baudena, do Instituto de Ciências da Atmosfera e do Clima do Conselho Nacional de Pesquisas de Turim (CNR-Isac), na Itália, em cooperação com o Instituto Copérnico de Desenvolvimento Sustentável, da Holanda. Foram observados dados climáticos coletados ao longo de 10 anos em toda a região da Amazônia e em uma área ao sul da floresta.

No artigo, a pesquisadora explica que mudou a forma de estimar o impacto da redução das árvores sobre o regime de chuvas. Isso porque, comumente, usa-se uma comparação linear entre a transpiração das plantas e o volume de precipitação anual para medir o impacto do desmatamento. Baudena desenvolveu um modelo não-linear, o que quer dizer que os volumes de chuva variam de uma forma que não é constante em relação à queda na transpiração das plantas.

Assim, a cientista concluiu que mudanças pequenas na umidade do ar, como uma redução de 13%, por exemplo, podem significar grandes alterações no volume de chuvas, com redução de 55%. Isso dá aos ambientalistas um resultado de mão dupla: "Embora os efeitos do desmatamento possam estar subestimados, também significa que a restauração florestal pode ser mais eficaz para o aumento da precipitação do que se supunha anteriormente", escreve a autora na apresentação da pesquisa.

Dessa forma, a pesquisadora sugere que mudanças na flora amazônica afetam "não apenas a bacia amazônica em si, mas também as bacias vizinhas, como as do La Plata e Orinoco". Ela conclui informando que entender como esses fenômenos acontecem e dimensionar com precisão os efeitos deles são passos importantes para entender as mudanças na biologia da Terra.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação