Presidente filipino

Impedido de disputar reeleição, filipino Duterte será candidato a vice

Desde sua chegada ao poder, Duterte trava uma campanha sangrenta contra traficantes e usuários de drogas, ao custo de dezenas de milhares de vidas, segundo ONGs

Agência France-Presse
postado em 25/08/2021 10:04 / atualizado em 25/08/2021 10:04
 (crédito:  KARL ALONZO)
(crédito: KARL ALONZO)

Legalmente impedido de disputar a reeleição, o presidente filipino, Rodrigo Duterte, anunciou na terça-feira (24/8) sua candidatura à vice-presidência para continuar sua "cruzada" contra as drogas e os rebeldes.

Para a oposição, Duterte busca uma maneira de fugir da Justiça.

"Apresento minha candidatura à vice-presidência", declarou Duterte, em um discurso pré-gravado.

Eleito presidente das Filipinas em 2016, ele é impedido pela Constituição de buscar novo mandato.

Nas Filipinas, presidente e vice-presidente são eleitos de forma separada. O segundo substitui o primeiro, em caso de incapacidade, ou de renúncia.

"Vou continuar minha cruzada. Estou preocupado com a rebelião, com a criminalidade e com as drogas", afirmou.

Desde sua chegada ao poder, Duterte trava uma campanha sangrenta contra traficantes e usuários de drogas, ao custo de dezenas de milhares de vidas, segundo ONGs.

Em junho, o Tribunal Penal Internacional (TPI) pediu a abertura de uma investigação sobre os milhares de assassinatos cometidos no âmbito desta "guerra" e considerou que pode se tratar de "crime contra a humanidade".

Para a campanha presidencial em maio do ano que vem, o partido de Duterte, PDP-Laban, apoiaria o senador Christopher Lawrence "Bong" Go, há tempos próximo do presidente em final de mandato.

Uma fração do partido, favorável ao famoso lutador de boxe e potencial candidato Manny Pacquiao, denunciou que a chap Bong Go-Duterte é apenas uma "cortina de fumaça". Seu objetivo seria, na verdade, revelar no último minuto a verdadeira candidata: Sara, a filha de Duterte, que pertence a outro partido.

Se Sara Duterte-Carpio, favorita nas pesquisas, ou Bong Go vencerem a eleição presidencial, podem ajudar a proteger Duterte de possíveis processos criminais, na avaliação de diferentes observadores.

Em uma parte de sua declaração, editada e retirada antes de sua divulgação, Duterte dizia que ele e Bon Go renunciariam à campanha eleitoral, se sua filha disputasse a presidência, relatou Harry Roque, porta-voz oficial, em conversa com a AFP.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação