20 ANOS DEPOIS

11 de setembro: relembre passo a passo o atentado às Torres Gêmeas

Há exatos 20 anos o mundo parava e assistia de forma horroriza o atentado terrorista que deixaram quase 3 mil mortos nos Estados Unidos

Thays Martins
postado em 11/09/2021 06:00 / atualizado em 11/09/2021 09:55
 (crédito: SPENCER PLATT  GETTY IMAGES NORTH AMERICA  Getty Images via AFP)
(crédito: SPENCER PLATT GETTY IMAGES NORTH AMERICA Getty Images via AFP)

Uma hora e 46 minutos e quase 3 mil mortos. Foi esse o tempo que levou para quatro aviões comerciais norte-americanos serem sequestrados, caírem e fazerem com que aquele 11 de setembro de 2001 entrasse para a história mundial como um dia para não ser esquecido. Vinte anos após os atentados, relembre o passo a passo daquele dia e todos os acontecimentos que fizerem desse o maior atentado terrorista da história mundial.

Naquela manhã, os quatro aviões sequestrados decolaram com cerca de 43 minutos de diferença entre o primeiro e o último. Os 19 sequestradores passaram por detectores de metal, mas mesmo assim conseguiram embarcar.

O que se sabe sobre o que aconteceu dentro dos voos está no relatório final da comissão que analisou os atentados. Nele, estão contidos relatos de passageiros que ligaram para familiares e contaram o que estavam vendo e também dados das torres de controle. Dessa forma, foi possível saber, aproximadamente, o que ocorreu dentro dos voos.

Os pilotos foram os primeiros a serem mortos e quatro dos sequestradores, que tiveram treinamento, assumiram o controle dos aviões. Somente um deles não atingiu o alvo: o voo 93. Pelos relatos, é possível perceber que os passageiros tentaram invadir a cabine e isso fez com que os terroristas derrubassem o avião antes. Até hoje não se sabe ao certo qual era o alvo da aeronave, mas acredita-se que poderia ser a Casa Branca ou o Capitólio.

como estava cada um dos aviões
como estava cada um dos aviões (foto: Sabrina BLANCHARD, Maria-Cecilia REZENDE AFP)

O grupo terrorista Al-Qaeda, liderado pelo sunita Osama Bin Laden, assumiu a autoria dos ataques. No mesmo ano, os Estados Unidos invadiram o Afeganistão, à época comandado pelo Talibã, sob a alegação de que o grupo fundamentalista estava dando abrigo para Bin Laden. As tropas norte-americanas só deixariam o país 20 anos depois, mais precisamente no mês passado, deixando mais de 75 mil mortos. Osama Bin Landen só seria encontrado, e executado, pelos Estados Unidos em 2011, em um esconderijo no Paquistão.

A Guerra ao Terror, política adotada pelo então presidente George W Bush, também levou à invasão ao Iraque, em 2003. O país, comandado por Saddam Hussein, era acusado de manter guardado um arsenal de armas que seria um ameaça terrorista para o mundo. Hussein foi enforcado em 2006.

Veja a cronologia 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação