Austria

Chanceler austríaco é investigado por corrupção

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, investigado por corrupção, é suspeito de ter usado verba do governo para garantir uma cobertura midiática favorável a ele.

Agence France-Presse
postado em 06/10/2021 16:30 / atualizado em 06/10/2021 16:30
chanceler austríaco, Sebastian Kurz, investigado por corrupção -  (crédito: Joe Klamar / AFP)
chanceler austríaco, Sebastian Kurz, investigado por corrupção - (crédito: Joe Klamar / AFP)

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, investigado por corrupção, é suspeito de ter usado verba do governo para garantir uma cobertura midiática favorável a ele.

"Sebastian Kurz e outros nove suspeitos, assim como três organizações" são alvo de uma investigação por crimes de corrupção relacionados a este caso, informou nesta quarta-feira (6) a Procuradoria em um comunicado.

Pela manhã, o ministério das Finanças e a sede do partido conservador ÖVP foram revistados, entre outros.

Entre 2016 e 2018 "foram usados recursos do ministério para financiar pesquisas de opinião parcialmente manipuladas que serviram um interesse político exclusivamente partidário", considerou a Procuradoria.

Naquele período, Sebastian Kurz não era chanceler, mas fazia parte do governo como ministro das Relações Exteriores.

Segundo a Procuradoria, foram publicados artigos elogiosos e pesquisas de opinião favoráveis a Kurz em troca da compra de espaços publicitários por parte do Ministério das Finanças, que naquele momento estava nas mãos dos conservadores.

A imprensa austríaca afirma que se trata do jornal sensacionalista Österreich.

Kurz já está sendo investigado por fazer declarações falsas à comissão parlamentar sobre a corrupção, mas até o momento não foi indiciado.

 

 "Acusações inventadas" 

O dirigente de 35 anos, que assistia nesta quarta-feira a uma cúpula europeia na Eslovênia, denunciou "acusações inventadas".

"Alguns fragmentos de mensagens de texto foram tirados de contexto ou distorcidos e foi criado um dossiê criminoso em torno deles", destacou em uma declaração transmitida pela AFP.

Este novo tema poderia afetar a aliança entre conservadores e os ecologistas.

Um deputado conservador atribuiu a investigação a "grupúsculos esquerdistas" dentro da Procuradoria.

O presidente austríaco, Alexander Van der Bellen, do partido ecologista, reagiu: "A suspeita generalizada de parcialidade em relação à Procuradoria expressa por um parlamentar representa ultrapassar os limites de forma inadmissível".

O vice-chanceler originário dos Verdes, Werner Kogler, considerou que estas revelações não afetam por enquanto o trabalho da coalizão.

Mas lamentou os ataques dos conservadores à justiça, um ministério dirigido pelos ecologistas, e defendeu a independência dos juízes na Áustria.

Tornado chanceler pela primeira vez em dezembro de 2017, Sebastian Kurz perdeu seu principal parceiro da coalizão, o partido de extrema direita FPÖ, devido a um escândalo de corrupção de maio de 2019 conhecido como Ibizagate.

Ele voltou ao poder em janeiro de 2020 pelas mãos dos Verdes.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação