União Europeia

ONU quer que UE acolha 42 mil refugiados afegãos nos próximos 5 anos

A Acnur solicitou aos países da União Europeia que recebam 42.500 refugiados afegãos nos próximos cinco anos

Agence France-Presse
postado em 07/10/2021 14:21 / atualizado em 07/10/2021 14:24
 (crédito:  Images via AFP)
(crédito: Images via AFP)

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) solicitou aos países da União Europeia (UE) que recebam 42.500 refugiados afegãos nos próximos cinco anos, anunciou nesta quinta-feira (7) a comissária europeia de Assuntos Internos, a suecaYlvaJohansson.

Johansson falou em um "fórum de alto nível sobre a proteção dos cidadãos afegãos em perigo", que reúne de maneira virtual a maioria dos Estados-membros da UE, o Acnur e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), após a tomada do poder no país asiático pelos talibãs.

O alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados, o italiano Filippo Grandi, "considerou que, nos cinco próximos anos, cerca de 85.000 afegãos terão que ser reinstalados" a partir dos países vizinhos do Afeganistão, onde estão refugiados, para outros países, assinalou Johansson em uma coletiva de imprensa.

"E propõe que a União Europeia se encarregue da metade" desses refugiados, acrescentou a comissária europeia. Os países da UE, por sua vez, não anunciaram compromissos durante o fórum.

"Penso que é [uma meta] realizável", opinouJohansson, ao acrescentar que "alguns Estados-membros não podem tomaressadecisãoagora, pois estão em plena formação de governo", queéo caso da Alemanha.

Cerca de 22 mil afegãos já foram retirados do país e recebidos em 24 Estados-membros da UE, ressaltoua comissária europeia de Assuntos Internos.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação