CPI DA COVID

"Prevent Senior proibia profissionais de usarem máscara", diz médico à CPI

Walter Correa de Souza, um dos autores de um dossiê contra o plano de saúde, presta depoimento à CPI da Covid nesta quinta-feira (7/10)

Jorge Vasconcellos
postado em 07/10/2021 14:00
 (crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
(crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Ex-médico da prevent Senior, Walter Correa de Souza afirmou, nesta quinta-feira (7/10), durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, que o plano de saúde não respeitava a autonomia médica. Segundo ele, a empresa obrigava os profissionais de saúde a receitarem a pacientes com covid-19 remédios sem eficácia comprovada contra a doença.

Walter disse ainda, em oitiva, que ele e os colegas eram obrigados a trabalhar sem máscara de proteção contra o novo coronavírus. "Eu tive que tirar a máscara e me expor ao risco. Eu não tinha o direito nem de me proteger. Eu acho que isso é o cúmulo da falta de autonomia", disse aos senadores.

O depoimento do médico contradiz o que foi relatado à CPI pelo diretor da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior, segundo o qual os médicos do plano de saúde contavam com total autonomia profissional.

A Prevent Senior passou a ser investigada pela CPI após denúncias de uma série de irregularidades, que incluem a retirada da citação da covid-19 das certidões de óbito. A estratégia teria como objetivo omitir a ineficácia dos remédios que os médicos eram obrigados a receitar.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação